Header Ads

Suyane Moreira, musa inspiradora de Mulher-Maravilha brasileira, conta que já sofreu preconceito por biotipo

Suyane Moreira  (Foto: Reprodução)

Suyane Moreira ganhou mais de mil seguidores, de um dia para o outro, quando Joelle Jones, quadrinista da DC Comics, contou que se inspirou em uma foto sua para criar a Mulher-Maravilha brasileira. A modelo e atriz, de 37 anos, se emocionou com a homenagem e contou para Quem que é fã da heroína desde sua infância.

“Ler histórias em quadrinhos fez parte da minha infância e a Mulher-Maravilha sempre foi uma inspiração para mim, não só pela representação como heroína, mas por ser uma mulher guerreira. Me identifico desde pequena com ela. Ter sido uma inspiração para essa nova versão é uma felicidade muito grande pela grandiosidade dessa personagem”, conta.

"Ganhei muitos seguidores. Foi muito bom receber o carinho dessas pessoas, muitas delas, amantes das histórias em quadrinhos. Acho que ganhei mais de mil seguidores de um dia para outro."


Suyane Moreira inspirou a Mulher-Maravilha brasileira (Foto: Reprodução)

Nascida em Juazeiro do Norte, no Ceará, Suyane começou a carreira como modelo após ser uma das finalistas do Supermodel Brasil de 2000 e conquistar um contrato com a Ford Models. No começo, ela lembra que os traços de antepassados indígena e negro não foram tão bem aceito. Desde então, sua luta tem sido por mais representatividade.

"A aceitação do meu perfil no começo foi um pouco difícil. Lá fora tive grande abertura por ter um biotipo diferente, os lábios carnudos, olhos puxados, estrutura de corpo... No Brasil, senti um pouco de preconceito por ter a pele morena, ter a descendência indígena e africana e também por ser nordestina. Recebi muitos 'nãos' por conta do meu biotipo. Ao mesmo tempo, isso me fortaleceu a não desistir e a querer valorizar esse biotipo diferente. Não aceitei o preconceito", relembra.


Suyane Moreira (Foto: Reprodução)

De uns dez anos para cá, Suyane vê uma maior representatividade não só nas passarelas como nas produções da TV e cinema. Ela, que estreou como atriz em 2006 no longa Árido Movie, tem no currículo personagens em Amazônia, de Gálvez a Chico Mendes, Araguaia, Gabriela e Novo Mundo.

"Acredito que há uns dez anos, a aceitação tem mudado. Hoje temos mais liberdade para a representatividade e uma aceitação maior. Fico feliz. Conheço alguns atores indígenas que tiveram suas oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho. Vinte anos atrás, quem tinha esse sonho de ser atriz ou ator tinha o medo de não ser aceito pelo biotipo. Muitos não foram aceitos naquela época. Queria que naquela época que comecei fosse assim, que as pessoas com o meu biotipo tivessem a mesma oportunidade", avalia.

"Hoje uso minha figura pública para dizer 'não' ao preconceito e lutar pela aceitação das pessoas."

Feliz com a conquista de um personagem na série Sessão de Terapia, Suyane sonha alto e adoraria dar vida a Mulher-Maravilha brasileira nas telonas. "Nunca deixo de sonhar. Tenho muitos sonhos a concretizar ainda e tenho fé que eles vão acontecer. Seria um sonho fazer a Mulher-Maravilha brasileira no cinema. Não só porque me identifico com a personagem, mas porque tenho orgulho de ser brasileira", explica ela, que enquanto isso não acontece, exerce o papel de heroína conciliando o papel de atriz e modelo com o de mãe de Davi, de 11 anos, e Maria, de 5 anos.


"Sou uma Mulher-Maravilha também, assim como tantas mulheres brasileiras. Esse título cabe muito bem para a mulher brasileira, que tem esse perfil de mulher guerreira."


Suyane Moreira e filhos (Foto: Reprodução)

Você teve algum contato com a Joelle Jones?

O contato que eu tive foi pelo vídeo que eu fiz sobre o desenho. Eu a marquei no meu Instagram e ela curtiu o comentário e mandou um coração. Queria muito poder agradecer diretamente a ela e saber um pouco mais sobre o processo criativo. Não sei como ela conseguiu a minha foto para usar como inspiração. Mas fico muito feliz.

A Mulher-Maravilha é uma referência de mulher empoderada. Como é para você conciliar a carreira com a maternidade? Se sente uma heroína? 

A Mulher-Maravilha é inspiração para muitas mulheres. A minha Mulher-Maravilha é a minha mãe, uma guerreira que criou quatro filhos sozinha. Depois que eu fui mãe, minha mãe ganhou uma importância ainda maior porque hoje sei o quanto é difícil educar, cuidar, criar um filho. No mundo de hoje, de tanta tecnologia, é muito difícil direcionar os filhos para o bom caminho. Graças a Deus eu consigo fazer o meu trabalho, cuidar da minha casa, família, filhos. Sou uma mulher-maravilha também, assim como tantas mulheres brasileiras. Esse título cabe muito bem para a mulher brasileira, que tem esse perfil de mulher guerreira.


Suyane Moreira e Selton Mello (Foto: Reprodução)

Seus filhos conhecem a personagem?

O Davi tem 11 anos e gosta muito desse universo dos super-heróis. A Maria gosta muito da Mulher-Maravilha. Ela costuma brincar com jogo da personagem, além de ver desenho na internet. Minha filha vai pegar essa nova versão com a Mulher-Maravilha brasileira, que vai ser muito bom para ela se identificar mais ainda.

Como foi a quarentena para você como profissional?

Foi muito difícil. O ator precisa da aglomeração de estar no palco de um teatro, no set da novela, na produção de cinema... E tudo isso foi bloqueado. Eu sofri muito, não fiquei bem, mas aceitei porque é um momento difícil a nível mundial. Mas graças a Deus, sou uma mulher de fé e acreditava que ia passar e agora as coisas estão melhorando. Fui surpreendida no dia 1 de setembro com uma ótima notícia. A produção que trabalha com o Selton Mello em 'Sessão de Terapia' me chamou para fazer um teste e deu certo. Está sendo incrível. O Selton é um grande ator e diretor. Meu primeiro trabalho como atriz foi com ele, inclusive. Aprendi muito com ele. Pode trabalhar com ele hoje, depois de tanto tempo, tem sido gratificante demais.


Suyane Moreira (Foto: Reprodução)

Fonte: Quem

Tecnologia do Blogger.