Header Ads

Chapada manda moradores de Cuiabá e VG que visitarem cidade fazerem quarentena



A prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira (PSDB), publicou um novo decreto nesta sexta-feira (27), determinando a quarentena obrigatória para visitantes de municípios com risco “muito alto” de contaminação que forem até a cidade durante a pandemia. A decisão atinge diretamente moradores da Capital que possuem casa na cidade turística e podem buscar refúgio para escapar da quarentena obrigatória iniciada na última quinta-feira por decisão do juiz José Luiz Lindote, da Vara Especializada em Saúde Pública.

A mesma regra será aplicada no retorno dos moradores que saírem da cidade. Pessoas que descumprirem a ordem poderão levar multa de até R$ 10 mil.

No ato, a prefeita considerou o aumento de números de casos de contaminação de Chapada, que já registra 82 casos e 5 óbitos por Covid-19. Com isso, na prática, quem mora em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, que se deslocar até a região serrana terão que permanecer confinados em casa durante 14 dias, devendo comunicar a estadia para a Secretaria Municipal de Saúde.

“Os proprietários de imóvel no âmbito do Município de Chapada dos Guimarães e que residem em Municípios que estejam com a classificação de risco muito alto de que trata o Decreto Estadual n. 522/2020, ao se deslocar para Chapada dos Guimarães/MT deverão permanecer em quaretena e comunicar imediatamente a sua estadia para a Secretaria Municipal de Saúde”, diz trecho do documento.

Já os moradores de Chapada que deslocarem para as cidades de alto risco também deverão cumprir o isolamento social ao retornarem à cidade, com exceção dos profissionais que atuam nas atividades consideradas essenciais. “A qualquer pessoa que residente no Município de Chapada dos Guimarães/MT só será permitido o deslocamento aos municípios que estejam classificados com o nível de risco 'muito alto' de que trata o Decreto Estadual n. 522/2020 para o exercício e/ou acesso às atividades essenciais e, quando do retorno, deverá comunicar a Secretaria Municipal de Saúde e permanecer em quarentena por 14 (quatorze) dias, com exceção dos profissionais que atuam nas atividades consideradas essenciais”, diz o artigo 2 do documento.

Além disso, a chefe do Executivo Municipal ainda proibiu a locação de imóveis urbanos ou rurais para temporada e finais de semana enquanto o município estiver classificado com risco “alto e multo alto” para a proliferação do novo coronavírus. “Enquanto o nível de classificação de risco do município esteja alto ou muito alto fica proibido, no âmbito do Município de Chapada dos Guimarães/MT, a locação de imóveis urbanos ou rurais para temporada e finais de semana, cuja violação sujeita o proprietário do imóvel a uma multa”, consta no artigo 3.

Por fim, Thelma proibiu ainda a realização de festas e reuniões familiares. “Enquanto o nível de classificação de risco do município esteja alto ou muito alto fica proibido a realização de festas e confraternizações familiares e congêneres, ainda que realizadas em âmbito domiciliar”, finaliza o artigo 4.

Fonte: folhamax
Tecnologia do Blogger.