Defensoria Pública atendeu Distrito Bauxí com o Projeto Campesino Cidadão
Por Josuel Luciano
Foi realizado nesta segunda-feira (01/04) no Distrito Bauxi, o mutirão da Defensoria Pública com o projeto “Campesino Cidadão”, que pretende, uma vez ao mês, levar serviços na área jurídica, extrajudicial, de saúde, assistência social, educação e lazer para populações que vivem distantes da estrutura do Estado.
O mutirão foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Rosário Oeste por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Defensoria Pública do município e a Secretaria de Estado Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários - SEAF, atendeu centenas de pessoas com a distribuição de livros didáticos, de literatura universal e gibis; com sessões de cinema e atendimentos. Dessas, 30 pessoas apresentaram demandas jurídicas e extrajudiciais à Defensoria Pública.
Além dos serviços prestados pela Defensoria Pública, a prefeitura ofereceu uma série de serviços à comunidade nas áreas de saúde, assistência social e outros serviços ligados ao poder público municipal com palestras e orientações.
Segundo a Defensora Pública Giovanna Marielly Santos, o objetivo do mutirão é levar os atendimentos aos mais carentes e moradores de zona rural distantes, facilitando acesso ao sistema de justiça e procurando educar em direitos humanos os jovens estudantes e seus familiares.
Ela lembra que diante das limitações humanas e estruturais da Instituição, se organizou para ir até a zona rural da comarca, ao menos uma vez ao mês. “É importante lembrar que tive auxílio do diretor da Escola Superior da Defensoria Pública, defensor Roberto Vaz Curvo, que trouxe filmes de dois a três minutos sobre temas afetos à infância, adolescência, feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que são importantes para o resguardo dessa fase”.
Os temas que os filmes abordaram foram bullying, tráfico de pessoas, abuso de crianças e adolescentes e uso de drogas. “Os temas são pesados, mas os filmes fizeram uma abordagem preventiva e depois das sessões, abrimos espaço para debates, perguntas e interação. Foi muito produtivo”, avalia.
O atendimento foi feito no período da manhã e da tarde, das 8h às 17h, na escola municipal Isaac Rodrigues de Mesquita, e as demandas foram as mais variadas, explica a defensora.
“A comunidade nos procurou com solicitações de proteção para mulher vítima de violência doméstica e familiar, atendimentos na área de saúde para usuários de álcool, pedidos de inclusão de assentamentos em programas de assistência técnica e até solicitações coletivas, como a que pede intervenção da Defensoria Pública para regularizar o fornecimento de água”, informou.
Giovanna relata que lá, encontrou um grande número de adultos e idosos com problemas no uso de álcool, que acarretam problemas familiares de toda ordem. “O que nos pedem é que sejam vistos, que programas de saúde de prevenção e tratamento, cheguem até eles. Querem fornecimento de água constante, reclamam que lá, chega apenas por dois dias na semana. A partir de agora, vamos encaminhar os pedidos e solicitações”, conta.
O projeto será oficializado para ser apresentado a outras instituições e nele, vamos elaborar um cronograma com as datas para as visitas a outras comunidades. “É um trabalho intenso, mas que traz grandes satisfações. Essa é uma de nossas grandes funções”, conclui a defensora.
Estiveram presentes a Defensora Pública Giovanna Marielly Santos, o Defensor Público Roberto Vaz, a Assistente Jurídico Débora Emília Apoiti, a Assistente Voluntária Thalyne Ingrid Almeida Ribeiro e as Assistentes Social do Departamento de crédito fundiário do SEAF Eliane Cristina Teixeira da Silva e Irani Souza.
Na área da Assistência Social o mutirão contou ainda com a presença da Assistente Social Nalvanei Figueiredo, da Coordenadora do CRAS Kênis Aparecida, do Educador Físico Gilmar, da Auxiliar Administrativo Márcia, do Auxiliar Administrativo Diones e do Motorista Thiago.
Na área da saúde estiveram presentes a Assistente Social do NASF Regina Célia, as Enfermeiras Aline e Taiane, aa Dentista Drª Camila, a Técnica de Enfermagem Silmara, as ACS's Conceição e Eliete e o do Setor de Endemias Ademir Kwiecinski.
Também estiveram presentes a coordenadora da Escola Isac Rodrigues de Mesquita Maria Aparecida Toledo com apoio de todos os professores da escola e os demais servidores.
VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO ABAIXO: