Mato-grossense de oito anos irá representar o Brasil em campeonato Pan-Americano de Xadrez
Olhar Direto
Depois de vencer o Festival Nacional da Criança (Fenac), durante o Campeonato Brasileiro de Xadrez, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, em Florianópolis (SC), o pequeno Olavo Tadeu Carvalho, 8 anos, morador de Sinop (a 480 quilômetros de Cuiabá), irá representar oficialmente o Brasil no Pan-Americano, que acontecerá no Equador.
O pequeno saiu invicto da competição, com cinco vitórias e um empate, enfrentando fortes adversários como o campeão do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. O garoto começou a treinar xadrez aos cinco anos de idade e, desde então, já colecionou alguns títulos.
Foi Campeão Brasileiro Escolar do 1º Ano do Ensino Fundamental em 2017, vice-campeão brasileiro sub-8 em 2018, vice-campeão sul-americano escolar sub-7 em 2018. A mãe de Olavo, Tânia Barroso Andrade Carvalho, considera que o xadrez deveria ser incluso na grade curricular de todas as escolas.
"Tanto nas matérias escolares quanto em disciplina comportamental. O Xadrez é um esporte de baixo custo para ser inserido no ensino regulamentar, uma vez que precisa apenas de tabuleiros e peças dentro da própria sala de aula", afirma.
Tânia ainda explica que há mudanças perceptíveis em aspectos como raciocínio lógico, melhoramento no desempenho escolar, comportamento, em relações sócio inclusivas. "Tudo isso é essencial para a vida adulta, então independente se ele seguirá ou não neste esporte como profissão, todos esses conceitos estão sendo internalizados", completa.
De acordo com assessoria de imprensa, pensando no fomento à prática de xadrez, a Prefeitura de Sinop, por meio da Gerência de Esportes, realizará no próximo sábado (27) o Campeonato Municipal de Xadrez Rápido e, no mês de agosto, o município receberá competidores de todo Mato Grosso para a edição 2019 do Campeonato Estadual de Xadrez, promovido pela Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX).