Fantástico exibe precariedade de escolas públicas do Mato Grosso
Por: Ana Adélia Jácomo/O Bom da Notícia
O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu neste domingo (3) uma reportagem mostrando as escolas feitas de lata, que têm se espalhado pelo Brasil. A Escola Municipal José Pedro Gonçalves, localizada na cidade de Rosário Oeste (105 Km de Cuiabá) foi destaque.
Em depoimento, um aluno afirmou que a escola mais parece “um forno gigante”. Ano passado 1/3 dos alunos da escola abandonaram os estudos. Sem instalações elétricas seguras, o local não conta com biblioteca, nem refeitório e os banheiros não possuem sequer portas. De acordo com a reportagem, o Governo do Estado alugou 110 contêineres para serem utilizados em nove escolas da Capital e do interior.
Em Cuiabá, na Escola Estadual Professora Hermelinda de Figueiredo, os módulos de metal são utilizados como salas de aula para 160 alunos, que foram instalados após uma forte chuva destelhar a escola em outubro de 2017. Quase um ano e meio depois, a obra de reforma que devia durar seis meses está parada. O Fantástico exibiu goteiras e salas de aulas completamente alagadas.
Os funcionários das escolas afirmaram não terem condições para continuar dando aulas em locais insalubres com alto risco de incêndio, já que todo material é inflamável e não possuem vistoria do Corpo de Bombeiros.
A secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, afirmou que irá encaminhar uma equipe técnica para saber quais medidas paliativas podem ser tomadas pelo Estado.
VEJA A REPORTAGEM COMPLETA AQUI.