Header Ads

Conta de luz passa a ser impressa também em braile em MT


Assessoria

Pessoas com deficiência visual podem, a partir deste mês, receber a conta de luz em braile em Mato Grosso. A Energisa fez a impressão das primeiras faturas nesta sexta-feira, em uma parceria com o Instituto dos Cegos de Mato Grosso. Para isso, a concessionária e o ICEMAT firmaram um termo de compromisso. A Energisa e o Instituto agora convidam todos os interessados em fazer a mudança no modelo do documento a entrar em contato com a empresa.

Udeilson Cézar de Arruda, presidente do Instituto dos Cegos de Mato Grosso, avalia como extremamente necessária a fatura de energia em braile. “Esse é um passo muito importante para autonomia da pessoa com deficiência visual, para ela saber o que está pagando e quanto está pagando sem precisar pedir para outra pessoa auxiliar, o que muitas vezes pode ser incomodo. É sem dúvida um grande avanço”, conta.

É exatamente a preocupação por essa autonomia que fez com que Thiago Lima fosse um dos primeiros clientes da Energisa Mato Grosso a solicitar a mudança de sua fatura para braile. “Sou uma pessoa com deficiência visual há 17 anos e eu tinha uma grande preocupação quando a conta chegava aqui em casa, porque tinha que sair perguntando as informações que estavam lá”, lembra.

“Agora com a fatura em braile eu vou saber os valores a pagar, o número de telefone para entrar em contato, número da unidade consumidora... tudo certinho. Estou bastante e positivamente impactado com esse projeto”, relata Thiago, que é um dos revisores de braile em Mato Grosso. E ele complementa: essa novidade vai impactar positivamente a vida de milhares de mato-grossenses.

Jouglas Goulart, coordenador de Leitura da Energisa Mato Grosso, explica que a Energisa já vinha estudando a forma de atender nossos clientes da maneira mais eficaz possível. “Alinhamos todo o nosso processo e a partir de agora nossos clientes com deficiência visual receberão as faturas em casa ou no endereço em que achar mais interessante. Vamos continuar trabalhando para oferecer aos clientes sempre o melhor atendimento”, diz Jouglas.

O processo é simples e transparente. A leitura de cada cliente será realizada como antes, na mesma data que já acontecia, mas a conta não será impressa na hora. Os dados da leitura serão salvos no sistema da Energisa e no fim do mês, o leiturista irá até o Instituto dos Cegos e fará a impressão de todas as faturas, que serão posteriormente entregues no endereço dos clientes.

Para se cadastrar, o cliente interessado deve entrar em contato por um dos canais de atendimento da Energisa Mato Grosso (call center, agência de atendimento e redes sociais) e fazer a solicitação de receber a conta de luz em braile. A partir daí, o cliente passa a receber a fatura sempre no mês seguinte à leitura do consumo.
Tecnologia do Blogger.