Rosarienses reclamam da falta de água na cidade. Diretor do DAE justifica.
Moradores reclamam que falta d'água tem prejudicado serviços domésticos. Prefeitura afirmou que a situação deve ser resolvida até a próxima quarta.
Os moradores de Rosário Oeste, município a 133 km de Cuiabá, reclamam que estão desde quinta-feira (18) sem água. O abastecimento foi interrompido após uma das bombas que captam a água no Rio Cuiabá ter sido danificada. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DAE) da cidade, os equipamentos foram trocados e que o problema deve ser solucionado até quarta-feira (24).
A dona de casa Rosângela Pimentel relatou que a situação, que é não é inédita, a obrigou a instalar uma caixa d'água para que os serviços domésticos diários pudessem ser realizados. Por causa disso, ela afirma que as dificuldades no caso dela são menores, mas não passam inteiramente sem gerar algumas dores de cabeça.
“Nós não conseguimos fazer nada com a água que geralmente chega até nossas casas. Então, a gente sempre precisa filtrar e ferver a água para beber e para cozinhar. Minha caixa d'água ajuda como uma reserva, mas e quem não tem?”, questionou.
Rosângela disse que a falta de abastecimento afetou a cidade inteira e que a situação está alterando a rotina dos moradores. “Ontem [na segunda-feira] a escola da minha filha liberou mais cedo as crianças. Ela saiu às 8h40, quando o normal seria ela ficar até às 11h. A justificativa da diretoria foi que eles estavam sem água e não poderiam desenvolver as atividades normais com as crianças”, lembrou.
A moradora Inês Terezinha de Oliveira afirmou que “o sofrimento é grande sem água”. Ela explicou que chegou de viagem na madrugada de sábado e desde então tem realizado as tarefas do lar com dificuldade.
“Eu e meu marido chegamos em casa e não podíamos fazer nada. Temos um monte de roupas para lavar, preciso limpar a casa e tudo está sendo feito bem devagar porque estamos sem água. Moramos na beira do Rio Cuiabá, que está cheio, e as nossas caixas d'água estão vazias. É muito difícil”, relatou.
Inês afirmou que a situação é antiga e que em novembro do último ano a situação estava parecida. Ela ainda contou que tentou contato com a prefeitura durante toda a segunda-feira, mas que não foi atendida. “Depois que o problema começou ninguém mais nos atendeu”, desabafou.
Veja abaixo a entrevista feita pela TV Rosário com o Diretor do DAE de Rosário Oeste falando sobre o problema
Por G1-MT e TV Rosário