Problema Mundial Zika Virus continua fazendo vítimas em Rosário Oeste
Locais com focos do mosquito foram identificados em vários pontos da cidade. Prefeitura faz trabalho de prevenção e orientação.
Estivemos conversando com a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Rosário Oeste, Sra. Fabiane Cristina Lourenço para entender como está o problema do Zika Virus em nosso município.
Segundo Fabiane o problema do Zika Virus apareceu em Rosário Oeste no mês de julho de 2015. Ela nos demostrou que os primeiros casos notificados pelo Setor de Vigilância em Saúde aconteceram entre os dias 26/07/2015 e 01/08/2015. No ano de 2015 foram notificados 99 casos da doença. Já no ano de 2016, até o final de fevereiro, auge do período chuvoso, já haviam sido notificados 124 casos. Desse total 7 gestantes estavam entre as pessoas notificadas com o vírus da Zika.
Existem ainda os casos que não foram notificados, onde as pessoas acabaram se automedicando e nem foram as unidades de saúde para atendimento. Por isso estima-se que esses números sejam ainda maiores do que imaginamos.
Para confirmar a incidência da doença a Secretaria de Saúde de Rosário Oeste coletou a sorologia de três gestantes e os enviou para serem analisados por um laboratório em São Paulo. Segundo ela diante do problema nacional o governo federal está realizado essa confirmação somente em gestantes e uma vez que esses casos em gestantes não sejam confirmados as outras notificações feitas no município são imediatamente invalidadas pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde.
Fabiane também nos informou que essa nova modalidade da doença é a mais perigosa nos 3 primeiros meses de vida do bebê porque é o período em que o feto está em formação. Ela recomenda o uso de repelentes para que as pessoas não sejam picadas pelos mosquitos, pois é uma doença nova e todo cuidado é bem vindo para se prevenir desse mal.
Os agentes da Vigilância em Saúde estão nas ruas e estão fazendo o trabalho de prevenção do Zika Virus, mas é importante que os moradores se conscientizem do problema e que o responsável pelo seu quintal é o próprio morador. Eliminar os criadouros de mosquitos de suas residências é uma responsabilidade de cada um e não uma tarefa da Saúde, mas sim uma responsabilidade de toda a população. A Prefeitura de Rosário Oeste realizou um mutirão de limpeza nos meses de outubro e novembro de 2015, recolhendo lixo da dengue aproximadamente 200 toneladas de lixo, inicio das chuvas do ano passado para amenizar o problema e também retomou agora a limpeza da cidade. Essas ações realizadas em parceria com a Secretaria de Infraestrutura associados também a menor incidência de chuvas no município pode diminuir os mosquitos e também a incidência do vírus da Zika.
Aproveitamos para ALERTAR todos os moradores que estamos em Guerra Mundial contra o mosquito Aedes Aegypti, pois nos moradores somos responsáveis pelo nosso quintal, devemos eliminar os criadouros para evitar que a nossa própria família fique doente. Eliminar os criadouros do mosquito para que nenhuma gestante tenha Zika e que nenhuma criança nasça com microcefalia, que possamos ser conscientes e evitarmos que em nossa cidade tenhamos uma futura geração de deficientes por causa do Zika vírus.
Enquanto fechávamos esta matéria encontramos 2 pessoas com sintomas da Doença no Centro de Referência de Saúde do Município a espera de atendimento.
Por Manoel Netto