Header Ads

Município de MT com mais eleitores que habitantes tem 19 candidatos brigando por nove vagas de vereador

Município de MT com mais eleitores que habitantes tem 19 candidatos brigando por nove vagas de vereador

A cidade de Araguainha (467 quilômetros de Cuiabá) terá neste ano 19 pessoas concorrendo às nove vagas disponíveis para vereador nas eleições que se aproximam. A política na cidade, feita de porta a porta, é bem diferente dos grandes centros, ainda mais neste município, em que o número de eleitores supera o de habitantes. No último pleito, em 2016, houve quem se elegesse com disputados 41 votos.

Para a disputa deste ano, colocaram os seus nomes à disposição: Adalberto; Alex; Andre; Arnaldo Barreto; Branca; Careca; Chicão; Devair; Dr. Adilso; Edinho; Elisete; Juçara; Lorin; Luciana Alves; Miro; Nelcy; Tertuliano Barreto; Vander e Vania. Destes, apenas três estão tentando a reeleição.

Para que se tenha uma ideia de como cada voto é disputado no município, nas eleições de 2016 um dos vereadores (Heronias) foi eleito com disputados 41 votos. Já quem teve a votação mais expressiva foi Manezinho, que terminou com 91.

O vereador do município de Araguaínha recebe apenas um salário mínimo (R$ 1.045,00) pela sua prestação de serviço.

Conforme dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), o município tem 1.001 eleitores aptos a votar. O eleitorado da cidade representa 0,04% do total do Estado.

Em 2016, quando os eleitores escolheram prefeito e vereador, o município tinha 954 eleitores.

O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2010, apontava que o município tinha 1.096 habitantes. Mas depois, ele encolheu para 946, segundo estimativa divulgada pelo IBGE.

Segundo o TSE, as diferenças ocorrem por causa da distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil. Enquanto o chamado domicílio civil é mais restrito e refere-se à residência na qual se anseia permanência definitiva, o domicílio eleitoral é aplicado de forma mais flexível, abrangendo a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais.

O cidadão pode morar em uma cidade e votar em outra, sem que isso se configure fraude. Consequentemente, nos municípios com maior atividade econômica ou produtiva, é normal que haja um incremento no quantitativo de eleitores, de forma a superar a população residente.

A cidade é uma das mais calmas de Mato Grosso. Fundado na cratera de um gigante meteorito que caiu há 250 milhões de anos, ela chegou a ficar mais de 20 anos sem nenhuma ocorrência de homicídio.

Fato marcante desse pequeno município é o Domo de Araguainha, consistindo na cratera erodida de um astroblema, com 40 km de diâmetro, que resultou do impacto de um corpo celeste de grandes proporções sobre a superfície da Terra. Pesquisas estimam que o impacto penetrou 2400m sob a superfície, abrindo uma cratera de 24 km de diâmetro que hoje, sob efeito da erosão, tem 40 km.

É o maior astroblema conhecido na América do Sul. A cidade de Araguainha encontra-se dentro dessa cratera. Estudos indicam, ainda, que o impacto ocorreu há aproximadamente 250 milhões de anos, e que o local atingido, na época, era um mar de águas rasas.

O fenômeno poderia ter sido a causa da extinção de espécies que viviam na época. Região que hoje se tornou reconhecida mundialmente, por tal evidência das consequências e mudanças deste astroblema.

Fonte: Olhar Direto

Tecnologia do Blogger.