Conheça a candidata à Vereadora Selma Anzil (PSC)
Conversamos com a Vereadora Selma Anzil (PSC) na tarde deste dia 12/10/2020 para conhecer a sua luta pelo município de Rosário Oeste.
Nascida em 29/01/1973, a vereadora Selma Anzil desde muito jovem se interessou pelas lutas em prol do coletivo.
Ela nasceu e cresceu nesta amada cidade de Rosário Oeste, cidade onde se criou e desde muito jovem ajudava seu pai na borracharia da família onde aprendeu a “bater cunha” e reparar pneus.
“Sinto muito orgulho desse período, pois aprendi com meu pai a força da mulher” disse ela.
Em sua idade escolar Selma Anzil foi atleta, chegando a participar das preliminares para o campeonato brasileiro no atletismo e também como artilheira do handebol.
Em 1989 sua mãe Verônica Anzil se tornou presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rosário Oeste e junto com ela Selma Anzil se iniciou no movimento sindical.
“Foi amor à primeira vista, pois a cada trabalhador Rural que era atendido ali no sindicato vinha a recompensa de poder estar junto de pessoas maravilhosas que lavram a terra e tiram dela o seu sustento”, disse a vereadora se lembrando da época em que era muito jovem.
Selma Anzil se lembra de que nessa época muitos direitos dos trabalhadores rurais que estavam esquecidos foram conquistados com a ajuda do sindicato, como a luta pela terra prometida em 1996 em assentamentos como a Forquilha do Rio Manso.
Nessa época 365 famílias foram assentadas depois que a saudosa Veronica Anzil consegui depois de muita luta que aquelas famílias fossem assentadas.
“Com muito orgulho sempre estive ao lado da minha mãe nesta luta. Como não podemos parar surgiram mais assentamentos como Raizama e Santa Helena, Nossa Senhora da Esperança e Maria Benvinda de Ávila, onde este último data do ano 2000. Nós sempre lutamos pelo homem do campo. Através de nossa luta por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rosário Oeste cada assentado recebeu Crédito Fomento, Crédito Habitação e assistência técnica para produzirem”, afirmou ela.
No período de 2000 a 2006 Selma Anzil trabalhou como Professora na escola da Comunidade Raizama; época esta que diz recordar com muitas saudades.
No ano de 2006 Selma Anzil passou em um concurso público da Prefeitura de Rosário Oeste onde assumiu a função de Fiscal de Tributos.
Como Fiscal de Tributos Selma Anzil, juntamente com a equipe de tributos municipal, conseguiu melhorar a arrecadação municipal, gerando assim mais serviços públicos para população.
No final do ano de 2009 Selma Anzil ocupou o cargo de Secretaria Municipal de Agricultura. Em seu mandato ela conseguiu 2 tratores com implementos, 19 tanques de piscicultura com mais de 6 mil peixes, uma retroescavadeira, um caminhão caçamba, trouxe para Rosário Oeste o projeto PAIS e através dele participou da entrega de kits para hortas familiares sendo mais 30 beneficiários.
Nessa época também ela conseguiu um caminhão Baú para o município e fomentou o acesso ao crédito rural articulando a comercialização da agricultura familiar.
Ainda como Secretária Municipal de Agricultura, ela deixou mais de 4 milhões em créditos para aquisição de moradias para os agricultores das comunidades rurais.
“É uma pena que não concluíram projeto, mas fiz o mais difícil de tudo que foi garantir o recurso, pois era o fim do mandato e o próximo gestor decidiu que só iria realizar as construções”, explicou ela.
Também na função de Secretária Municipal de Agricultura auxiliou na reforma de mais 1000 casas dos assentamentos junto com Incra e o internet.
Conseguiu também a Cessão de 2 tratores através do Secretário de Estado de Agricultura Soelmer, sendo que um deles foi destinado para a Associação do Arroz na Forquilha do Manso e outro foi destinado para o Assentamento Gomair.
Selma Anzil foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais por 2 mandatos (2014/2016 e 2016/2018) onde conseguiu inúmeros avanços para os servidores públicos de Rosário Oeste.
Entre as conquistas está a garantia do direito receber adicional de periculosidade e de insalubridade aos servidores municipais com laudos técnicos, garantindo acesso de categorias que ainda não recebiam esse benefício.
Uma das conquistas mais importantes foi a conclusão e implantação do Plano de Cargo Carreira e Salários - PCCS, para os servidores do quadro geral da prefeitura que aconteceu em 2015 através da Lei Municipal 1.465. Com essa Lei todas as categorias tiveram seus direitos garantidos.
Em 2017, após ser eleita vereadora, Selma Anzil demonstrou novamente sua habilidade e articulação política conseguindo que suas indicações fossem atendidas pelo executivo municipal.
Entre as conquistas do seu mandato estão:
Construção de Ponte sobre o Ribeirão Cotia – A ponte criou um novo elo entre o centro da cidade e o bairro Santo Antônio, evitando que os cidadãos se arrisquem pela rodovia BR 163
Construção de 2 pontes na forquilha do manso. Uma sobre o córrego da Caveira e outra sobre o Rio Aguaçú no distrito de Marzagão
Construção de 2 pontes sobre córrego Morena e Moreninha e mais duas pontes região do Monge no Distrito de Marzagão.
Reforma de ponte sobre o córrego Cedral no distrito de Marzagão.
Recuperações de estradas vicinais na Forquilha do Rio Manso, Raizama, Santa Helena, Marzagao, Bauxi e Arruda.
Construção de 2 pontes na localidade de Sitio do Ivo
Construção de ponte sobre o Rio Chiqueirão, dando acesso ao Assentamento Lagoa Campo.
Cobrou, solicitou e fiscalizou os trabalhos da saúde e da educação municipal, com leis aprovadas e executadas, onde uma delas cria a obrigatoriedade uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI
Conseguiu Emendas Parlamentares para aquisição de Micro ônibus para a Saúde Municipal através do Deputado Eduardo Botelho.
Conseguiu o recurso do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA no valor de R$ 150.000,00 para aquisição produtos da agricultura familiar
Conseguiu um caminhão para secretaria municipal de agricultura através de emenda Parlamentar do Deputado Federal Fábio García.
Conseguiu a regularização fundiária das casas das Cohabs
Outra Luta da Vereadora foi que os 22 assentamentos do INCRA, onde existem 1200 famílias, fossem contemplados com o geo-referenciamento para serem regularizados. Seremos o único município da Baixada a regularizar 100% dos assentamentos. O Processo só parou por causa da pandemia do Covid-19.
Lutou desde 2009 pela regularização dos lotes do Bairro Nossa Senhora Aparecida, através do INTERMAT - Programa Papel Passado (Programa em parceria com o Governo do Estado), no entanto o processo parou por causa da Pandemia de Covid-19.
“Eu luto para que possamos ter um governo comprometido com a regularização fundiária. Luto para que os lotes existentes no bairro Aeroporto sejam disponibilizados para quem precisa de moradia” disse ela.
Entre suas lutas ela destacou ainda: Melhorias na captação e distribuição de água nos bairros mais afetados da cidade, permanência de máquinas com patrulhas agrícolas nos distritos fazendo parcerias com as comunidades.
Selma finalizou nossa conversa dizendo “Estou preparada para continuar representando o município de Rosário Oeste como vereadora e continuarei ainda na luta para que possamos construir a tão sonhada Ponte Rio Cuiabazinho. Fui atrás e batalhei muito por todas as conquistas que citei e durante o meu mandato de vereadora não fiquei só acusando ninguém, pois acredito que o diálogo é melhor remédio para sucesso”.
Por Biorosario