Header Ads

Review do Echo Dot com relógio: acabamento e som surpreendem



Ainda no ano passado, a Amazon anunciou a chegada dos produtos da linha Echo no Brasil, que contam com o suporte a sua famosa assistente virtual, a Alexa. Por sua vez, procurando expandir o número de produtos em nosso país, agora, a Amazon trouxe em 2020 o Echo Dot com relógio.

O produto se refere a um smart speaker que traz um pequeno display LED em seu corpo como uma de suas principais novidades. O Olhar Digital teve a chance de testar o Echo Dot com relógio e conta a seguir o que achou dele nesta análise. Confira!

Design, acabamento e conteúdo da caixa

Na questão visual, com exceção feita ao seu pequeno display LED, o Echo Dot com relógio é praticamente idêntico ao Echo Dot de terceira geração, sendo que no Brasil, até o momento, esta versão do produto só está disponível na cor branca, mas que conta com alguns detalhes em cinza. O acabamento do aparelho acaba se mostrando bem “premium”, sendo que a caixinha é um pouco pesada, mas bem fácil de ser transportada para outro cômodo. O nível de brilho do display LED está na medida certa, não é muito forte e nem muito fraco, apenas o suficiente para que ele seja enxergado mesmo ficando a uma boa distância do produto ou no escuro.

Na parte de cima do Echo Dot com relógio são encontrados 4 botões: 1 para ligar/desligar o microfone, 2 para aumentar ou diminuir o volume e 1 para ações. Já ao redor deles, o smart speaker também conta com uma luz colorida, que pode indicar quando o produto está em uso, por exemplo, para escutar um comando ou reproduzir algo.

Por fim, ainda em relação aos detalhes de seu corpo, na parte traseira do Echo Dot com relógio estão presentes uma entrada para energia e uma saída de áudio 3,5 mm para que você possa conectar a caixinha a outro dispositivo. Já o seu adaptador de tomada, não conta com um cabo muito longo, mas ele é branco e discreto, sendo bem fácil de ser escondido.

Configuração e instalação

A instalação do Echo Dot com relógio é bem simples de ser realizada e leva aproximadamente 5 minutos para ser concluída, caso você já tenha uma conta da Amazon. Assim, primeiro, você deve baixar o aplicativo da Alexa em seu celular com Android ou iOS e, então, ligar o Echo Dot com relógio na tomada. A partir daí, basta você fazer o login e completar o pareamento do produto com o assistente de instalação do aplicativo.

Depois do produto já estar configurado com a sua conta da Amazon, você ainda deve realizar algumas ações extras no aplicativo da Alexa para poder aproveitá-lo ao máximo. Por exemplo, na guia “Reproduzir”, você pode configurar a sua conta do Spotify, Apple Music, Deezer e de outros serviços. Se você tiver algum outro dispositivo com o suporte a Alexa, vale lembrar, você também poderá controlá-lo usando o Echo Dot com relógio, algo bem útil para montar uma casa inteligente.

Qualidade do som

Apesar de seu tamanho ser bem pequeno, o som do Echo Dot com relógio é o suficiente para surpreender bastante gente. Em meus testes, instalei o aparelho em meu próprio quarto, que é um pouco grande e não tem uma acústica excelente, mas o som dele conseguiu preencher bem o ambiente e o seu volume é relativamente alto.

De forma geral, pelos testes que fiz ao escutar músicas utilizando serviços como o Spotify e o Amazon Music, essa caixa de som tende a incrementar um pouco os graves, mas de uma forma que considero positiva e não exagerada. Os seus médios ficam na medida certa e, apenas os agudos ficam um pouco apagados, mas nada de demais.

Funções e desempenho

No que diz respeito a comandos suportados e ações que podem ser realizadas, o Echo Dot com relógio traz praticamente as mesmas funções que já vimos na Alexa em outros produtos. Assim, você pode pedir para buscar músicas no seu serviço preferido, definir alarmar, registrar lembretes e outras funções.

De forma geral, a velocidade de resposta da Alexa é bem rápida e ela consegue interpretar a maioria dos comandos que são dados de forma natural. Entretanto, algo que preciso dizer que notei, é que a Alexa ainda falha na questão de acentuação. Por exemplo, ao pedir para buscar o nome de uma banda em inglês, eu tive que falar o nome da banda de forma “abrasileirada” e, mesmo assim, foram diversas tentativas até que o comando fosse registrado com sucesso. Já um problema menor, é que para dar algumas respostas, a Alexa ainda pronuncia algumas palavras em português de forma estranha, mas isso não compromete o seu funcionamento.

O seu display LED, que é uma das grandes novidades, além de mostrar a hora, também é capaz de interagir com alguns comandos dados para a Alexa. Assim, por exemplo, ao perguntar como está o clima, ao invés de mostrar a hora, o display mostrará a temperatura.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.