Header Ads

GloboNews admite erro e escala jornalistas negros para debate sobre racismo



Criticada na web por conta de um debate sobre os conflitos raciais nos EUA apenas com brancos, a GloboNews levou ao ar nesta quarta-feira (3) uma edição do Em Pauta comandada por Heraldo Pereira, com participação de cinco jornalistas negras. O canal também anunciou mudanças no quadro de comentaristas do programa, passando a contar com as presenças de Flávia Oliveira e Zileide Silva.

Flávia e Zileide estavam entre as convidadas de hoje, ao lado de Aline Midlej, Lilian Ribeiro e Maju Coutinho.

Antes do início da atração, o titular Marcelo Cosme partiu para o mea-culpa. “(O Em Pauta) é o programa em que as manifestações têm ficado maiores. Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente”, começou ele.

“A Globo tem a diversidade como um valor e se orgulha dos profissionais negros que tem, em frente às câmeras e por trás delas. Profissionais de altíssimo nível, que comandam alguns a apresentação de telejornais, aqui na Globonews e também na TV Globo. E busca, e continuará buscando, ampliar essa diversidade. Mas, por razões históricas e estruturais de nossa sociedade, também na Globo os colegas negros não são tantos quanto desejável”, admitiu.

Marcelo Cosme exibiu então o tweet que desencadeou todas as queixas quanto à falta de representatividade do Em Pauta no dia anterior. “Nós entendemos o recado. E hoje a Globonews aceitou uma sugestão da nossa colega Márcia Gonçalves, lá do Profissão Repórter, e convidou profissionais do mais alto gabarito do nosso time para discutir um tema que eles conhecem muito bem”.

Heraldo e as debatedoras então assumiram o programa, relatando experiências pessoais envolvendo racismo.

Fonte: rd1
Tecnologia do Blogger.