Header Ads

Flexibilização ocorre em época de alta circulação de vírus repiratório



De acordo com dados do InfoGripe, sistema de monitoramento da Fiocruz, as medidas de flexibilização de isolamento anunciadas por vários estados brasileiros ocorrem ao mesmo tempo em que há muitos registros de vírus respiratórios começando a circular pelo país.

Para chegar a essa conclusão foram analisados dados coletados durante o período de 2010 a 2015 e do ano de 2017. O que os especialistas descobriram é que, nessa época do ano, a incidência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é maior em grande parte do Brasil.

Por incidência entende-se a média de casos confirmados da doença para cada 100 mil habitantes de cada região. Outro indicador utilizado para entender a propagação da doença pelo país ocorre a partir da divisão por "regionais". Ao todo, são utilizadas quatro: norte, sul, central e leste.

A maneira como a doença se espalha pelo país é bastante distinta, justamente por acontecer de o clima apresentar variações de uma região para outra. Em entrevista ao G1, Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, disse que o Brasil é continental, por isso "tem perfis climáticos diferentes. Se a gente olha o mapa climático, consegue fazer uma divisão territorial que é similar ao que vê com base no perfil de circulação de síndromes respiratórias agudas graves".
Leste

Como exemplo disso, pode-se destacar a "região leste", em que a incidência de SRAG começa a ser encontrada próxima ao fim de abril, considerada a semana epidemiológica 17; a queda no número de casos ocorre mais à frente, em meados de junho – semana 25.

Dividir essa incidência por semanas é uma convenção utilizada internacionalmente. Para ser contado, considera-se um período de domingo a sábado – isso "fecha" uma semana epidemiológica. Nesta terça-feira (2), por exemplo, estamos na semana 23.

Considerando isso, estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará se encontram no meio da época em que há mais possibilidade de contrair o SRAG.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.