Header Ads

PF cumpre mandado em loja que falsificava documentos para "lavar" ouro de garimpo ilegal

PF cumpre mandado em loja que falsificava documentos para
Olhar Direto

A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma loja de ouro que está envolvida na falsificação de documentos para autenticar ouro vindo de garimpos ilegais nesta quinta-feira (24), na cidade Apiacás (a 972 km de Cuiabá). A ação faz parte da Operação Céu Dourado, que foi deflagrada pela PF na última quarta-feira (23) e visa cumprir 26 ordens judiciais, sendo 24 de busca e apreensão e duas de sequestros de aeronaves.


De acordo com a assessoria da PF, a loja pegava ouro ilegal e falsificava documentos para autenticá-lo, dizendo que o material era oriundo de garimpos que já estavam até mesmo fechados. A loja em Apiacás faz parte da “franquia” de Alta Floresta, onde também foi cumprido um mandado de busca e apreensão, por conta da Operação Trypes. A loja em Alta Floresta foi fechada. 

Segundo as investigações, iniciadas após apreensão de 110 quilos de ouro (avaliados em mais de 20 milhões de reais), ocorrida em junho deste ano, no aeroporto de Goiânia, foram detectados indícios da participação de empresas na emissão de notas fiscais falsas com o intuito de acobertarem a origem ilegal do ouro.

Apurou-se, também, que uma das prováveis minas, de onde teria sido extraído parte do ouro apreendido, não estava em funcionamento, o que corrobora a tese de que o ouro é de origem ilegal e está sendo "esquentado" pelos investigados através de empresas de fachada.
Tecnologia do Blogger.