Policiais de Acorizal, Jangada, Nobres, Rosário Oeste e região recebem capacitação
Fonte: Imprensa GOV MT
Com o objetivo de aprimorar o painel de monitoramento criminal e análise de dados, a Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) promove uma capacitação, nesta quinta-feira (27.06). Participam, neste primeiro momento, representantes da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e da Polícia Militar (PM-MT) dos municípios de Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Santo Antônio de Leverger.
A ideia é que os coordenadores das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) I entendam a importância de preencher corretamente o sistema de monitoramento criminal, que reúne os índices de homicídios, furtos e roubos, e servem de base para o planejamento de operações integradas nas diversas regiões do estado.
Um dos assuntos abordados foi a inclusão de novas naturezas de ocorrências no Sistema de Registro de Operações Policiais (SROP), mediante aprovação da comissão responsável, em maio deste ano. São elas: feminicídio; morte por intervenção de agente do Estado; morte a esclarecer sem indício de crime; e morte acidental. As mudanças seguem a Portaria nº 229, de 10 de dezembro de 2018, do Ministério da Justiça.
Conforme a coordenadora de Estatística e Análise Criminal da Sesp-MT, Tatiane Eloá Pilger, que ministrou o tema, outra novidade foi a inclusão do campo “vínculo” no sistema, que permite preencher a relação entre vítima e suspeito. “São ferramentas importantes que nos permitem detalhar informações cruciais não só para a investigação, mas também para a obtenção de dados mais fidedignos. Por isso, é essencial ter esta atenção na hora de alimentar o sistema”.
O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel PM Victor Fortes, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou a importância do aprimoramento constante para a melhoria da atuação das forças de segurança pública. “A troca de informações visa contribuir com a melhoria do trabalho, colocando o que temos à disposição de quem está na ponta, e também ouvindo as demandas de cada região”.
Risp II
Os participantes também conheceram melhor o painel de monitoramento criminal, por meio de uma apresentação feita pela Coordenadoria de Planejamento e Monitoramento da Sesp-MT. O treinamento continua na manhã desta sexta-feira (28.06), com a participação de representantes das Aisp’s da Risp II, que abrange os municípios de Acorizal, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste e Várzea Grande.