Vereadores de Sorriso pedem volta da Educação Moral e Cívica nas escolas
Gazeta Digital
Por unanimidade, os 11 vereadores de Sorriso (420 km ao Norte) aprovaram o pedido para que a Prefeitura volte a incluir a disciplina de Educação Moral e Cívica nos currículos da educação municipal. A indicação foi aprovada na sessão de terça-feira (19) e aguarda posicionamento do Executivo municipal.
Essa disciplina foi instituída na educação brasileira em 1968, durante a Ditadura Militar, através de um decreto-lei. O ensino dessa matéria com os anos foi flexibilizado e acabou se tornando opcional, sendo extinto oficialmente em 1993.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Gavasso (PSB), o retorno dessa disciplina é necessário para estimular valores entre os estudantes. “Temos que instigar o patriotismo dos jovens, que está se perdendo. Vai ter que ser verificado com a Secretaria de Educação como será inserido na grade curricular”.
O pedido dos vereadores de Sorriso não é um caso isolado. No ano letivo de 2019 os alunos da rede de ensino do Distrito Federal voltaram a ter essa disciplina. No Rio Grande do Sul a Assembleia Legislativa também analisa um projeto semelhante.
O próprio ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou que acha necessária a volta da educação cívica para as escolas, como base para a vida comunitária.