Ex-candidata revela gastos de campanha, promessa de emprego e compromete mandato de eleitos em Nobres
O caso de Eliane não é o único na coligação, outras duas candidatas não contabilizaram voto.
O VGNews teve acesso com exclusividade ao depoimento da ex-candidata a vereadora em Nobres, Eliane Mendes do PSD, que disputou a eleição pela Coligação Nobres para Todos e não obteve nenhum voto. O caso de Eliane não é o único na coligação, outras duas candidatas Fátima e Lindanice também concorreram a uma vaga ao legislativo e não contabilizaram nenhum voto.
A Justiça Eleitoral investiga a denúncia de favorecimento e troca de favores para compor a chapa que elegeu três vereadores. Se houver comprovação, os vereadores Adelian Messias (PSD), atual presidente da Câmara Municipal, Nilson Filho (PSD) e Nem do Açougue (PSD), podem perder o cargo.
Em audiência na Promotoria de Justiça, na tarde da última sexta-feira (05), Eliane confirmou ao Promotor Lysandro Alberto Ledesma que foi convidada pelo presidente do partido, o ex-prefeito Gilmarzinho da Ecoplan para disputar a eleição pela sigla.
Eliane declarou que trabalha na prefeitura como monitora na Creche Municipal Regina, no bairro Ponte de Ferro. Segundo a ex-candidata dois vereadores do partido solicitaram que integrasse a chapa para garantir o numero de candidatas exigido pela cota feminina, em troca ela pediu um emprego após a eleição. O depoimento de Eliane compromete ainda um dos eleitos.
Para piorar a situação, ela revelou que não sabe especificar os valores gastos nem doações recebidas pois a prestação de contas foi feita pelo partido sem informação fornecida pela então candidata.
“Não sei ao certo como foi feito, nem quais valores foram gastos e lançados na prestação de contas”, disse.
No balancete da prestação de contas divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, Eliane recebeu R$ 2.880,32 e gastou R$ 2.465,32 com contratação de dois cabos eleitorais.
Segundo o Promotor, o próximo passo será analise da prestação de contas em seguida a comprovação da troca de favores entre a candidatura da social democrata e a chapa vencedora.
“Vou fazer diligência na Justiça Eleitoral para averiguar as informações repassadas durante o depoimento e fazer apuração criteriosa sobre os fatos narrados”, concluiu Lysandro.
Confira prestação de contas de Eliane:
FONTE: Elisângela Neponuceno-VGNews