Vereador volta a Cuiabá e diz que devolveu R$ 2,3 mil à Câmara
Após polêmica ao viajar para Rússia e argumentar viagem a “serviço do mandato”, o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), que já retornou a Cuiabá, destacou que foi um erro da assessoria a justificativa da viagem, mas que tudo foi esclarecido.
Ele ainda anunciou que já devolveu R$ 2.364 ao Poder Legislativo como forma de desconto das sessões plenárias que faltou.
Com a correção do erro e a devolução dos recursos, o vereador evita responder qualquer tipo de processo interno na Câmara. Ele poderia responder até por quebra de decoro parlamentar, o que poderia gerar até a cassação.
Renivaldo alega que a justificativa de viagem a “serviço do mandato” ocorreu por erro da sua assessoria parlamentar. O vereador garante que em nenhum momento disse que iria a viagem oficial.
“Houve um erro formal da minha assessoria. Até porque ninguém, nenhum vereador vai assistir a um jogo de Copa do Mundo em viagem oficial”, explica o parlamentar, que garantiu ser o responsável por custear toda a sua viagem.
Além disso, ele ressalta que se estivesse em qualquer atividade parlamentar, a presidência da Câmara teria feito a convocação e estaria a par de todo trajeto da viagem. O tucano afirma que a divulgação do erro foi feita por “maldade”.
O ressarcimento ao Legislativo ocorreu por parte da verba indenizatória que o parlamentar tem direito. Entretanto, ainda devem ser descontados outros valores que ainda serão contabilizados. “Vou aguardar e não vou protestar se ficar comprovada a necessidade”, disse.
Apesar da repercussão negativa e do prejuízo com os descontos, o parlamentar afirma que não se arrepende da viagem. “Valeu a pena. Mostrei que sou pé quente”, declarou o tucano, que assistiu a vitória do Brasil sobre a Sérvia por 2 a 0.