Lucas do Rio Verde é a cidade mais desenvolvida de Mato Grosso, diz índice Firjan. Rosário é o 126º do ranking.
Por biorosario com MT Agora
Rosário Oeste.
Segundo o último ranking da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan – que mede o índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado hoje (2), Lucas do Rio Verde (1º.), Sorriso (4º.), Sinop (6º.) e Nova Mutum (8º.) aparecem mais uma vez entre as dez principais cidades de todo estado de Mato Grosso.
A pesquisa analisou diversos índices econômicos e sociais dos 141 municípios mato-grossenses e apenas os nove primeiros colocados (entre eles Cuiabá, 2º. e Diamantino, 3º.) atingiram o que os responsáveis pelo levantamento dos dados classificam como cidade de “alto desenvolvimento”.
O índice, que varia de zero a 1, levanta dados anualmente em todo o Território Nacional desde 2005 e serve como termômetro para diversas tomadas de decisão tanto na esfera pública quanto por parte de companhias da iniciativa privada que desejam investir. Este ano os municípios melhor ranqueados em Mato Grosso foram, respectivamente, Lucas do Rio Verde (0,8354), Cuiabá (0,8266) e Diamantino (0,8182), mesmo sofrendo retrocessos em relação ao último índice, divulgado em 2013. A queda dos índices nos últimos cinco anos, destacam os pesquisadores, ocorreu devido aos anos de crise econômica e recessão enfrentados pelo Brasil recentemente.
Rosário Oeste.
Apesar de o município de Rosário Oeste estar em 126 no ranking, o índice aponta que o município melhorou em educação e em emprego e renda apesar de ter piorado na saúde.
No geral o município passou de desenvolvimento moderado (2015) para desenvolvimento regular em (2016).