Médico e esportista Rosariense, Dr. Holando Campos foi homenageado no Estádio Municipal
Fundador do Veterano Esporte Clube de Rosário Oeste foi homenageado no Estádio Municipal
O Médico e esportista rosariense que deu o nome ao Estádio Municipal de Rosário Oeste foi homenageado durante os jogos finais da Copa Municipal Bairros e Copa Rural de Futebol 2017.
Estiveram no estádio a Sra. Maria Helena e filhas Heloisa e Heneida, netos, genro e irmã. A Família Campos que esteve presente no evento recebeu das mãos do Prefeito João Balbino, da Vice-Prefeita Tânia Conrado e do Coordenador Municipal de Esportes Gerson Alves da Cunha, uma singela homenagem no meio do estádio municipal.
A Coordenadoria Municipal de Esportes aproveitou também a oportunidade para relatar parte da história do médico que muito fez pelo esporte e pela saúde de nossa cidade:
O Médico Holando Campos, Nascido em Cuiabá-MT, estudou medicina no Rio de Janeiro onde formou-se em dezembro de 1971. Veio para Rosário Oeste em março de 1972. Gostava muito de futebol, pois já tinha atuado como jogador na equipe do São Cristóvão do Rio de Janeiro.
Ao chegar a Rosário Oeste ele e alguns amigos fundaram o time chamado de “Veterano Esporte Clube”, para o lazer de final de semana. O VEC, time que ajudou a fundar existe até os dias de hoje.
Após os jogos de final de semana, reunia-se com os amigos para um alegre bate papo no bar patotinha, de propriedade do amigo zagaia, onde ele mesmo tinha seus instrumento musicais para tomar a sua cervejinha e cantar em roda de samba com os amigos.
DEPOIMENTO DE ALGUNS AMIGOS:
Conta Paulininho que ele (Paulininho) gostava de fazer lançamentos longos para Holando finalizar e fazer gol, pois quando fazia gol dizia: “Hoje a conta é minha”. “Fiz Gol” e dava risadas.
Diz seu compadre Agostinho que quando ele jogava era “Cri Cri” igual ao tric tric da lotérica Rosário. Segundo seu compadre Agostinho, serviram o quartel juntos, também o Sr. Ivo e Douglas Rondom.
Alguns colegas de bateram bola com ele: Jurandir e Rubão do Banco do Brasil, Roldão, Álvaro, Gonçalo, Antônio Adão, Cid Chá Chá, Orivaldo (falecido), Deosdete, Judino Loureiro (falecido) e outros amigos.
Dr. Holando casou-se com Maria Helena em dezembro de 1975, tiveram 3 filhos: Heloisa, Holando junior e Heneida. Dedicou toda a sua vida profissional aqui em Rosário Oeste e nunca teve a intenção de mudar de cidade.
Foi intitulado de “Médico dos Pobres”. Faleceu em 07 de novembro de 1989.
Para homenageá-lo após a sua morte, seus amigos entraram com um projeto de Lei na Câmara Municipal para que o Estádio de Futebol do município recebesse o seu nome. O Projeto foi aprovado por todos os vereadores da época e o nome de Estádio Municipal Dr. Holando Campos foi dado ao local.
A Prefeitura Municipal de Rosário Oeste através da Coordenadoria Municipal de Esportes, resgatando o nome de pessoas que fizeram história no esporte rosariense, fez essa singela homenagem ao saudoso Dr. Holando Campos e a sua família que estiveram presentes no Estádio Municipal neste domingo (30/07/2017).
Redação de Manoel Netto