Produtores de Rosário Oeste participaram da 1ª Feira Estadual de Horticultura em Tangará da Serra
Assessoria
O evento foi aberto em solenidade prestigiada por autoridades de todo o estado na manhã desta 4ª-feira (26) no Campus da Unemat de Tangará da Serra.
A comitiva rosariense com produtores rurais, equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e EMPAER esteve presente no evento que prosseguiu durante todo o dia nesta 5ª-feira (27).
O tema desta quinta tratou das novas tecnologias do setor de Horticultura e debateu sobre a produção de frutas, flores e hortaliças.
Segundo a Secretária de Agricultura de Rosário Oeste Luilna Cruz Gomes, os produtores de Rosário Oeste participaram de mini-cursos, palestras e também puderam visitar as estações do campus experimental da Unemat, onde aconteceu a interação entre os produtores e o compartilhamento de experiências.
O Prefeito de Rosário Oeste João Balbino, comentou sobre a importância da participação dos produtores rosarienses no evento. Segundo ele “além de conhecerem as novas tecnologias no setor os produtores poderão ainda ter acesso a novas experiências com os produtores de outros municípios que estarão participando do evento”.
Claudio Terzi, Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra, que integrou a comissão organizadora disse na abertura do evento, estar feliz com o sucesso alcançado até aqui. “Começamos um trabalho com outros parceiros há um ano desenvolvendo ações para fomentar esta cadeia de produção de frutas, hortaliças e flores, acreditando no desenvolvimento deste negócio. A feira é a maior das ações até agora e o objetivo é simples: incentivar as pessoas a entrarem neste negócio e as que já estão a usarem tecnologia, produzindo melhor e conquistando melhores mercados. Isto fixa o homem no campo, gera renda e gera imposto. Isto é o que nós queremos”.
FEIRA DE FRUTICULTURA
Na abertura do evento foi anunciada a instalação em Tangará da Serra, do 1º Centro de Desenvolvimento de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta do Brasil.
“O SENAR e a FAMATO estão trazendo isto e o Sindicato Rural fez a doação de uma área de dois hectares para a construção deste grande empreendimento. Senar, Famato e Sindicato Rural, precisamos dizer, são os produtores rurais. Eles é que estão viabilizando isto financeiramente. E agora falando como cidadão, fico muito agradecido aos produtores por esta visão pioneira no Brasil. Será o primeiro centro destes no país”, afirmou Reck Júnior.