Governo do Estado conclui e entrega Plano Diretor da Região do Vale do Rio Cuiabá
O Governo de Mato Grosso, por meio da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem), lançou nesta quinta-feira (05.07), no Palácio Paiaguás, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado – Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
O plano apresenta demandas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico Social e Políticas Setoriais (educação, habitação, saúde, turismo, segurança, lazer e esporte), Planejamento do uso e ocupação do solo – Mobilidade e Acessibilidade, Preservação e Conservação de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental, nos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Várzea Grande, Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães.
“Sem enxergar a realidade de cada município não seria possível apontar as soluções. Foram dois anos fazendo a leitura da região metropolitana, realizando audiências, finalizando o diagnóstico, o prognóstico, mas podemos afirmar que fizemos um trabalho muito positivo”, afirmou a presidente da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem), Tânia Matos.
O prefeito de Acorizal, Clodoaldo da Silva, ressaltou que o saneamento básico é um dos principais desafios a serem vencidos no município. Atualmente a cidade possui cerca de 8 mil habitantes.
Leia: Secretaria Saúde cria grupo de valorização a trabalhadores do SUS
“Em Acorizal, além do estudo feito pelo Governo também estamos estudando projetos que possam contribuir para melhorar o saneamento, porque no nosso município temos poucos recursos”.
O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) coordenou a elaboração do plano que foi enviado recentemente à Assembleia Legislativa, junto com um projeto de lei.
“Tem muita coisa nova, mas também, tem muitas ideias e iniciativas que já estavam em curso, e que procuramos estruturá-las, inclusive, em temas como a mobilidade urbana, considerada um item forte dentro do plano diretor. A grande vantagem deste produto final é mostrar um caminho”, destacou Alberto Lopes, assessor técnico de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Ibam.
Durante a elaboração do projeto participaram das audiências públicas representantes do Poder Público Municipal e Estadual, Movimentos Sociais e Sociedade Civil Organizada. O material impresso será entregue também em todos os municípios do Vale do Rio Cuiabá.
“Estamos acompanhando esse processo desde o início para que a gente possa organizar a região metropolitana para os próximos anos e melhorar a vida da população”, disse o promotor de Urbanismo de Cuiabá, Carlos Eduardo Silva.