Header Ads

Políticos se unem pelo desenvolvimento do Vale do Rio Cuiabá

Entre os assuntos abordados, a captação de recursos para o Consórcio, com objetivo de atender os municípios do Vale do Rio Cuiabá e as demandas dos prefeitos que compõe as 13 cidades deste conjunto.

politicos-se-unem-pelo-desenvolvimento-do-vale-do-rio-cuiabaO presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, João Balbino (PR), que também é prefeito de Rosário Oeste, cidade localizada a cerca de 100km da capital, participou da reunião com a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá, ontem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Entre os assuntos abordados, a captação de recursos para o Consórcio, com objetivo de atender os municípios do Vale do Rio Cuiabá e as demandas dos prefeitos que compõe as 13 cidades deste conjunto.

João Balbino ficou entusiasmado com a reunião, ele apontou que a região de Rosário Oeste tem as suas potencialidades, como na questão do turismo e na agricultura familiar, mas que o desenvolvimento desses setores, muitas vezes se esbarra na burocracia.

“Hoje em Rosário, um dos grandes problemas se chama burocracia, a maioria dos produtos produzidos por agricultores da agricultura familiar, não são comercializados nos grandes mercados por falta de selo, na questão do turismo, o município possui outros pontos atrativos para visitas, mas está parado por conta da liberação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), esse impasse inibe a criação de emprego, geração de renda e o desenvolvimento econômico do município”, declarou Balbino.

Esta Frente Parlamentar é liderada pelo deputado estadual Jajah Neves (PSDB), e tem como membro o deputado Alan Kardec (PT), José Domingos Fraga (PSD), Guilherme Maluf (PSDB), Eduardo Botelho (PSB) e Saturnino Masson (PSDB), ontem foram definidos que a Frente vai trabalhar encima de cinco eixos: turismo, agricultura familiar, segurança, saúde e infraestrutura.

Para o deputado Jajah Neves, os 13 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá não representa economicamente a imagem desse estado, já que os grandes rebanhos de gado, como também, as milionárias plantações de soja e algodão não estão nesta região.

“Durante este período que estou como deputado estadual percorri os 13 municípios do Vale do Rio Cuiabá, e por onde passei só vi cidades precisando de muita ajuda, nos deputados que representamos esses municípios, temos que nos unir e definir prioridades para essas cidades, já que não temos as

grandes produções de gado e grãos, então que vamos industrializar essas produções, ficar da forma que está que não pode ficar”, ressaltou o parlamentar.

O deputado Alan Kardec disse que tem que agir com rapidez, já que a região apresenta os principais bolsões de pobreza do estado, e onde os índices de analfabetismo e doenças infectocontagiosas são alarmantes.

“A nossa região tem potencial inexplorado, nós deputados temos que ajudar os municípios a exploração as suas vocações, seja ela no turismo, na agricultura familiar ou na industrialização”, explicou Kardec.

Participaram da reunião prefeitos e representantes de Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Nobres, Planalto da Serra, Barão de Melgaço, Acorizal, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste.

ASSESSORIA

Tecnologia do Blogger.