Alunos da Escola Elizabet Evangelista entram na guerra contra o mosquito Aedes Aegypti
Projeto: “Mobilização educativa para o controle do Aedes Aegypti e prevenção da Dengue, Zica e Chikungunya”
A Escola Elizabet Evangelista Pereira, situada no Município de Rosário Oeste oferece a modalidade do Ensino Médio Inovador - PROEMI, modalidade esta que possibilita um trabalho com projetos interdisciplinares e tendo em vista o período chuvoso pelo qual estamos passando, os professores, equipe gestora, funcionários e alunos da Escola sentiu a necessidade de propor uma ação que viesse contribuir com a sociedade no que se refere ao combate e prevenção à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Sendo assim, a área de Ciências da Natureza desenvolveu o projeto “Mobilização educativa para o controle do Aedes Aegypti e prevenção da Dengue, Zica e Chikungunya” em parceria com os funcionários da secretaria de Endemias nos dias 28,29 e 30 /03 em todos os períodos de funcionamento da escola com o objetivo de contribuir para a preservação da saúde.
Deu-se início com uma palestra realizada pelos funcionários da secretaria de Endemias, momento em que foi falado dos cuidados que devemos ter para eliminar os criadouros do mosquito. Fez-se referência também ao índice de pessoas com a dengue no município de Rosário Oeste.
No dia seguinte, houve um mutirão no entorno da escola e nos bairros mais próximos para coletar objetos favoráveis ao desenvolvimento das larvas, como também uma panfletagem e distribuição de sacos para lixo em um gesto simbólico objetivando despertar a população para a prevenção.
O encerramento da ação ocorreu com uma caminhada de conscientização ao combate do mosquito, panfletagem, atos de sensibilização e gritos de guerra ao combate ao mosquito saindo da praça central até a escola. Os alunos apresentavam cartazes, faixas, com um carro de som falando sobre o tema.
Chegando na escola os alunos participaram de uma gincana com atividades recreativas voltada ao tema. Foi uma manhã de muita diversão e aprendizagem. Para finalizar os professores responsáveis retornaram com ações também no período noturno para contemplar a todos os alunos.
Escola Estadual Elizabet Evangelista Pereira