AMM defende universalização da energia elétrica nos municípios
Durante a reunião foi apresentada a nova equipe do programa, prorrogado até 2018.
Até o final de 2018 devem ser consolidadas mais 18 mil ligações de energia elétrica em dezenas de municípios mato-grossenses, por meio do programa do governo federal Luz para Todos. Paralelamente ocorrerá a universalização rural que deve atender mais 12 mil famílias até 2019, totalizando o atendimento de 30 mil domicílios. Os investimentos foram debatidos nesta segunda-feira (13) pelo comitê gestor do programa Luz para Todos, integrado por várias entidades estaduais. Durante a reunião foi apresentada a nova equipe do programa, prorrogado até 2018.
A Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM integra o comitê gestor, que tem a finalidade de priorizar demandas e acompanhar o desenvolvimento do programa e cumprimento de metas de universalização. O presidente da AMM, Neurilan Fraga, é o representante da instituição no grupo de trabalho. Durante a reunião, Fraga destacou a importância da universalização da distribuição de energia elétrica nos municípios, principalmente nos mais distantes e desprovidos de investimentos. “Energia é um fator preponderante para o desenvolvimento econômico-social, mas ainda é escassa em muitos municípios mato-grossenses. Vamos pedir para que os prefeitos façam um levantamento das demandas locais dentro do programa Luz para Todos para que possamos ampliar a discussão no comitê e viabilizar o atendimento das famílias rurais que ainda não contam com o serviço”, assinalou. Em Mato Grosso, a universalização ainda não chegou a 88 cidades.
O presidente da Associação dos Municípios do Araguaia – AMA, e prefeito de Bom Jesus do Araguaia, Joel Ferreira, também participou da reunião e ressaltou a carência dos municípios. “A região do Araguaia é povoada por muitas pessoas carentes. É necessária uma atenção especial para a localidade, que também contribui para o desenvolvimento do estado”, ponderou.
De acordo com o gerente de Construção e Manutenção de Redes de Distribuição da Energisa, Glauber Niero, já foram consolidadas 126 mil ligações de energia elétrica em áreas rurais do estado, desde 2004. Ele ressaltou, ainda, que a partir de 2019 todos os municípios de Mato Grosso estarão universalizados.
O programa Luz para Todos foi lançado em 2003 com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no Brasil, viabilizando o acesso ao serviço de forma gratuita. A coordenação é do ministério de Minas e Energia e a execução é feita pelas concessionárias de energia elétrica.