Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti dão resultado e casos diminuem em Rosário Oeste e região
Ações de combate ao mosquito da dengue realizada por Rosário Oeste e demais municípios de MT baixaram incidência de infestação da doença no Estado.
O número de casos de dengue, febre chikungunya e vírus da zika em Mato Grosso teve queda nas quatro primeiras semanas deste ano, informou a Secretaria de Estado de Saúde. A redução mais expressiva foi na quantidade de pessoas que contraíram o vírus da zika, que diminuiu de 10.371 para 27. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (15). As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Com incidência de um caso para cada 100 mil habitantes, há casos de vírus da zika nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Arenápolis, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Poconé, Primavera do Leste, Rosário Oeste, Querência e Várzea Grande.
Os casos de dengue, registrados em 71 municípios, também tiveram queda, baixando de 10.814 para 969. Não há confirmação de mortes em decorrência da doença, mas há casos em investigação em Colíder e Sinop, e um em Campo Grande (MS) no qual a doença teria sido contraída em Cuiabá. A incidência da doença é de 30 casos a cada 100 mil habitantes.
Os números de notificações de febre chikungunya diminuíram de 394 para 70 durante o mês de janeiro de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. Com incidência de dois casos a cada 100 mil pessoas, a doença foi registrada no mês de janeiro em Alto Araguaia, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Dom Aquino, Guarantã do Norte, Jauru, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Primavera do Leste, Querência e Várzea Grande.
Apesar da queda, a Secretaria Estadual de Saúde afirma que ainda é preciso combater a proliferação do mosquito transmissor das doenças. O período chuvoso aumenta o número de criadouros do Aedes aegypti.
Em Rosário Oeste a Prefeitura através do Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura vem desenvolvendo um trabalho de limpeza do lixo do Dengue em todos os bairros da cidade. Nessa ação além de eliminar os locais onde os mosquitos se desenvolvem, os agentes ambientais também levam informações de porta a porte para as famílias e fazem a conscientização da população para eliminar os locais de postura dos ovos do mosquito Aedes Aegypti.
Por Manoel Netto com G1 - MT