Prefeito acompanha vacinação contra a H1N1 nos PSFs do município
A atração da vacinação foi o Zé Gotinha
O Prefeito de Rosário Oeste Dr. João Balbino juntamente com a Secretária Municipal de Saúde Maria da Penha acompanhou os trabalhos de vacinação contra a gripe H1N1 nas unidades de saúde do município. A atração da vacinação foi o Zé Gotinha que esteve distribuindo doces também nas unidades de saúde.
As crianças aproveitaram para tirar várias fotos com o zé gotinha e também com os gestores municipais.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou oficialmente nesta amanhã de 30/04, data escolhida pelo Ministério da Saúde como Dia D de mobilização em todo o país. Os pontos de vacinação foram PSF 1 do Centro da cidade, PSF 2 do Bairro Nossa Senhora Aparecida e PSF 3 da Cohab Nossa Senhora do Rosário.
Em Rosário Oeste, assim como em todo o país, foram vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.
O público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde, totaliza 49,8 milhões de pessoas em todo o país. A meta é imunizar pelo menos 80% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe.
De acordo com o Prefeito de Rosário Oeste Dr. João Balbino “A recomendação do Ministério da Saúde pela vacinação desse grupo prioritário segue recomendação da Organização Mundial da Saúde. Para chegar a esse grupo foram feitas observações e estudos epidemiológicos sobre o comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Ficou definido então que esse grupo em particular é mais suscetível ao agravamento de doenças respiratórias e por isso devem ser vacinadas”.
Pessoas com doenças crônicas apresentaram uma prescrição médica no ato da vacinação. Já pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde foram aos postos onde estão registrados para receber a dose, sem a necessidade de prescrição médica.
A Secretária Municipal de Saúde Maria da Penha nos informou que “de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos”. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde existem estudos que demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Por Manoel Netto