Programa amplia conhecimentos de funcionários da Educação
Os 23 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) de Mato Grosso atendem pessoas que já ultrapassaram a idade regular e precisam de formação na Educação Básica ou em um curso profissionalizante (Proeja)
Os 23 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) de Mato Grosso atendem pessoas que já ultrapassaram a idade regular e precisam de formação na Educação Básica ou em um curso profissionalizante (Proeja). Mas o leque de serviços destas unidades se estende aos trabalhadores das escolas, por meio do Programa Profuncionário, mantido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).
O Profuncionário beneficia 4.230 servidores das carreiras de apoio administrativo e técnico administrativo, como seguranças e merendeiras, lotados na rede estadual de ensino. Entre os objetivos fundamentais do Profuncionário, ofertado em 15 cidades polos do estado de Mato Grosso, está a valorização do trabalho dos servidores e melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nas escolas.
O superintendente de Formação dos Profissionais da Educação Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba lembra que esse modelo de formação nasceu em Mato Grosso e já foi implantado em outros Estados. E é importante porque o servidor passa de profissional a profissionalizado, ou seja, a formação possibilita a ampliação do conhecimento e a elevação de nível dentro da carreira no funcionalismo público.
“Qualquer formação, seja inicial ou em serviço, é fundamental para a rede estadual de ensino. Pois todos os produtos sociais necessitam do capital intelectual humano. Sem essa formação dos nossos profissionais, que serviços sociais vamos entregar para a sociedade?”, coloca Kapitango-a-Samba.
Assim, além do profissional que pode atuar de forma mais abrangente após a formação, as unidades escolares ganham com as mudanças na rotina. Exemplo apresentado pela mediadora do Profuncionário em curso técnico em Alimentação Escolar no Ceja Professor Milton Marques Curvo, Rosângela Antonini Franco que relata como ocorre esse ganho mútuo.
“Nós realizamos na unidade a oficina pedagógica sobre o Dia Nacional da Nutrição e Saúde, celebrado em março. Os alunos do Profuncionário, fizeram oficinas com o objetivo de demonstrar aos demais a importância de criar hábitos para a alimentação saudável e comprometida com o bem estar. Ao mesmo tempo que os matriculados no programa puderam refletir sobre os conceitos de escola, educação e as práticas que poderão desenvolver em suas unidades de lotação”, comenta Rosângela Franco.
Formação
Os quatro cursos técnicos em Secretaria Escolar, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Infraestrutura Escolar são ofertados nos períodos matutino, vespertino ou noturno de forma a permitir o acesso a todos que se interessarem. As aulas são presencias com duração de dois anos e estão contemplados no Catalogo Nacional de Cursos Técnico do Ministério da Educação, que integram o Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social.
Os servidores da rede estadual de ensino interessados em se matricular podem procurar diretamente os Cejas Alternativo em Juína, Antonio Casagrande em Tangará da Serra, Ariosto da Riva em Alta Floresta, Cleonice Miranda da Silva em Colíder, Creuslhi de Souza Ramos em Confresa, José Dias em Juara, Lícinio Monteiro da Silva em Várzea Grande, Luiza Miotto Ferreira em Matupá, Marechal Rondon em Jaciara, Paulo Freire em Nova Mutum, Prof. Alfredo Marien em Rondonópolis, Prof. Antônio Cesário de Figueiredo Neto em Cuiabá, Prof. Milton Marques Curvo em Cáceres, Profª Almira Maria de Amorim em Cuiabá, Profª Vera Pereira do Nascimento em Cuiabá, Profª. Marisa Mariano Silva em Barra do Garças, 15 de Outubro em Barra do Bugres, 25 de Junho em Rosário Oeste, 6 de Agosto em Pontes e Lacerda.
Para mais informações podem contatar a Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação da Seduc pelo telefone (065) 3613-6404.
Redação 24 Horas News