AL realiza reunião e debate recursos junto a prefeitos da Baixada Cuiabana
Estiveram presentes prefeitos e representantes das cidades de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Poconé, Nobres, Santo Antonio de Leverger, Barão de Melgaço, Jangada, Rosário Oeste e Nossa Senhora do Livramento.
A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá esteve reunida na tarde desta terça-feira (12) para debater políticas que atendam as necessidades e reivindicações dos municípios que compõem a região.
Esta foi a primeira reunião da Frente Parlamentar realizada este ano. A equipe técnica, sob a coordenação de Margareth Pozzobon, apresentou um informativo impresso divulgando as atividades realizadas no ano de 2015. Pozzobon ressaltou que “foram importantes o empenho e o comprometimento dos representantes municipais, que responderam com presteza aos formulários enviados, para levantar informações e diagnosticar as demandas de cada um”.
O presidente da Frente, deputado Eduardo Botelho, ressaltou que “o retorno dos prefeitos é fundamental para dar continuidade na elaboração de um plano de ação”.
Foi anunciado que deputados que compõem a Frente Parlamentar angariaram mais de R$ 132 milhões para os 13 municípios da região por meio de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016. Os valores foram destinados para projetos em áreas prioritárias para o cidadão, como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, meio ambiente e esporte e lazer.
O deputado Coronel Taborelli sugeriu que seja elaborada uma agenda de convocações de representantes de pastas do Executivo para sanar dúvidas e intermediar as conversações, atendendo os cinco eixos de trabalhos da comissão: agricultura, infraestrutura, turismo, saúde e segurança.
As lideranças municipais, as universidades, os estudantes, os trabalhadores, as entidades sindicais, comunitárias e religiosas devem, após um amplo debate, levantar de forma criteriosa todos os entraves que interferem no crescimento sustentável do Vale, defendendo a aplicação de políticas públicas direcionadas a este fim, atendendo assim aos verdadeiros interesses sociais.
Instalada em agosto do ano passado, por meio do ato nº 037/15, da Mesa Diretora, a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá tem por objetivo levantar, estudar e atender as principais demandas dos 13 municípios que compõem o Vale, Além disso, visa promover e intervir no desenvolvimento de políticas públicas, fortalecendo a região.
Na reunião dessa quarta-feira, além dos deputados Eduardo Botelho, presidente da comissão, Wilson Santos e Coronel Taborelli, estiveram presentes prefeitos e representantes das cidades de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Poconé, Nobres, Santo Antonio de Leverger, Barão de Melgaço, Jangada, Rosário Oeste e Nossa Senhora do Livramento.
FOLHA MAX