Header Ads

Projeto de valorização econômica e social é desenvolvido em Rosário Oeste

Foto: K-mil Foto e VídeoProfessores da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, estão desenvolvendo o projeto de Valorização Econômica e Social nas Comunidades Rurais de Rosáro Oeste, município a 128 km de Cuiabá. O projeto envolve, além do coordenador da pesquisa, Paulo Ramalho, os professores Elisandra Zambra, Neiva de Araújo Marques, Francisco Trigueiro, Adriana Caparroz, Jaqueline Andrade, seis bolsistas do curso de Administração e Contabilidade, de ensino presencial e Educação a Distância (EaD) da UFMT e o mestrando da Universidade de Cuiabá (Unic), Sandro da Costa.

O projeto foi aprovado no ano passado pelo Edital Proext, do MEC/Sesu, na linha de combate à fome e extrema pobreza. Os pesquisadores, que começaram a fase de diagnóstico de campo em janeiro e continuam até o final de março, buscaram comunidades que apresentam necessidades básicas de organização e cidadania. Já visitaram dois assentamentos do município e tem o objetivo de visitar seis comunidades que apresentem maior número de famílias, a fim de otimizar o projeto. A previsão para o começo das intervenções é o mês de julho com continuidade até o mês de outubro de 2013.

O projeto visa atender pessoas das comunidades de Rosário Oeste com palestras de esclarecimento sobre cidadania, o papel de cada um como cidadão e em comunidade. A partir daí, trabalhar o papel da mulher, sua valorização e seu papel em comunidade. Numa terceira fase, professores e bolsistas trabalharão no desenvolvimento do projeto com cursos de extensão rural, proporcionando, assim, esclarecimentos a respeito de gestão da propriedade agrícola.

Segundo o coordenador, a ideia é de que a pesquisa de diagnóstico se transforme em cartilhas, além de sistematizar as atividades para o lançamento de um livro em novembro deste ano.

Fonte: o Documento

Tecnologia do Blogger.