Assessor especial da coordenação do programa Banco da Terra esteve em Rosário Oeste.
O prefeito João Balbino, o Secretário Municipal de Agricultura Flavio Cardoso e o Sr. Moacir Nolasco estiveram reunidos na residência do Sr. Alvino, no assentamento Monte Verde, nesta Terça-feira (19) com o Professor Tercio Antônio que é Assessor Técnico e Coordenador do Banco da Terra. Nessa reunião estavam presentes também Luiz Henrique Engenheiro Agrônomo da EMPAER, Sr. Ademilson técnico da EMPAER e assentados da região.
Os moradores da localidade loteada através do Programa “Banco da Terra” em Rosário Oeste terão uma nova oportunidade para regularizar a situação de seus lotes, tanto na questão de documentação quanto na questão financeira.
O assessor especial da coordenação do programa Banco da Terra, Tercio Antônio de Rezende, veio até o município com a finalidade de se reunir com moradores desta área, a fim de discutir e apresentar uma solução para quitar as divida dos assentados e regularizar a documentação dos lotes.
O Coordenador Tércio alertou os produtores da importância dos inadimplentes manifestar a intenção de renegociação até o dia 28 de Março de 2013 com o Banco da Terra, pois será a ultima oportunidade concedida pelo Governo Federal. Explicou ainda, que o produtor nada perde. Pelo contrario, só ganha estando adimplente.
O prefeito João Balbino, presente na reunião, ilustrou que estas mesmas terras em datas retroativas já foram de seus avós, portanto estava muito a vontade participando da reunião e podendo colaborar para melhorar a vida das pessoas que ali vivem com suas famílias e que da terra tiram o sustento de suas casas.
O prefeito falou também que será preciso fazer um diagnostico para saber o motivo que das 36 famílias assentadas apenas 10 permanecem no assentamento. Ciente das dificuldades da comunidade local, o prefeito disse que na medida do possível vai colaborar para estimular ainda mais o trabalho no campo, pois acredita que se o produtor rural estiver produzindo terá condições de desenvolver também o município onde ele está inserido.
O Secretário Municipal de Agricultura Flavio ouviu do Professor Moises, muitas reclamações de descaso do poder publico com o produtor rural dos assentamentos em gestões passadas. Segundo ele, os produtores se sentem abandonados e pede atenção especial voltada para os agricultares. O professor pediu também ao prefeito João que dê condições e ferramentas para que o Secretário Municipal de Agricultura possa desenvolver um bom trabalho de acompanhamento e repasse de informações técnicas aos produtores. O Secretário Flávio, por sua vez, se colocou a disposição de todos e afirmou que de acordo com a disponibilidade do município, irá contribuir para o crescimento das agremiações.
Fonte: Jozimar Batista / Assessoria de Imprensa da Prefeitura