Prefeito João Balbino esteve presente na primeira reunião da Câmara de Rosário Oeste neste ano
O Prefeito Municipal de Rosário Oeste João Balbino, juntamente com o vice-prefeito Valdemir Oliveira estiveram presentes na 1ª Reunião da Câmara Municipal que aconteceu neste dia 15/02/2013.
Na reunião presidida pelo Presidente Maximar, o Prefeito João Balbino e o Vice-prefeito Valdemir Oliveira foram convidados a fazer parte da mesa junto com os vereadores. No tempo oportuno o prefeito foi chamado à tribuna para explicar sobre os atos administrativos que marcaram os primeiros 45 dias de seu mandato.
Em sua explanação o prefeito falou sobre o asfaltamento da cidade, onde já existe a promessa de recursos. Sobre os buracos que se espalham pelas ruas e avenidas da cidade o prefeito falou que está tentando reparar com os recursos que possui e com os que são gentilmente cedidos pelos parceiros que se dispõe a ajudar a prefeitura.
Sobre a iluminação pública disse que mesmo sem recursos a prefeitura já efetuou reparos em alguns lugares considerados críticos. No Bairro Monjolo a Prefeitura recebeu o apoio da Associação de Moradores que adquiriu as lâmpadas e a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou os reparos. O prefeito reconheceu que a folha de pagamento da prefeitura está “inchada”, excedendo os 54% definidos pela Lei.
No entanto, explicou que o problema é que a arrecadação municipal é muito pequena e a medida que for aumentado esse percentual voltará a ficar equalizado. O prefeito falou ainda sobre a Dengue, onde realizou alguns contatos temporários para combater a doença, no entanto foi orientado pelo Tribunal de Contas da União a fazer essas contrações através de processo seletivo. Depois dessas orientações do TCU todas as contratações da prefeitura deverão seguir esse critério.
Ao falar sobre a volta às aulas, o prefeito disse que as aulas na zona rural irão começar atrasadas. Os ônibus e as estadas precisam ser reparados primeiro. Falou ainda que se reunirá com a Secretária Municipal de Educação para adotar um horário especial para a zona rural cumprindo assim os 200 dias letivos previstos na rede municipal.
Sobre as estradas da zona rural disse que esteve presente em audiência com o Governador do Estado para tratar do problema e foi informado que o Estado não cederia mais maquinário para ajudar as prefeituras. A ajuda que os Estado poderia dar seria através da disponibilização do combustível para ser utilizados nos reparos. Disse ainda que existem estradas estaduais onde o estado não dá manutenção e o município não consegue também arcar com essas despesas. O prefeito que visitou todos os distritos de Rosário Oeste, afirmou que o reparo das estadas para o inicio das aulas é uma das principais reivindicações da comunidade.
O prefeito falou também sobre o polêmico assunto da abertura da porta dos fundos de seu gabinete. Segundo o prefeito essa atitude foi uma questão de segurança sugerido por um Delegado de Polícia que disse que era necessária uma rota de fuga em caso de alguma possível emergência.
Conforme solicitado pelos vereadores o prefeito disse que estaria encaminhando para a Casa de Leis a lista com os DAS (Cargos de Confiança) que teria empossado em seu governo. Disse que existem DAS paralelos ao salário mínimo, mas “é o que a Prefeitura pode pagar”. O prefeito disse que respeita a autonomia da Câmara em julgar os Projetos de Lei que são encaminhados pelo executivo e que o projeto com as propostas de mudanças na estrutura da prefeitura tem como objetivo economizar, modernizar e enxugar a máquina pública.
O vereador Benvino informou que Rosário Oeste está correndo o risco de perder a empresa ECOPLAN para o município de Nobres, pois o DNIT colocou a placa delimitadora do município no lugar errado. Segundo o vereador a placa foi colocada com base em uma imagem de satélite que demarca o município com limite naquela localidade. Estando instalada no município de Nobres, os impostos que hoje são pagos para Rosário Oeste deveriam ser pagos naquela localidade. Sobre isso o prefeito informou a todos que já encaminhou documentação ao DENIT, juntamente com a Lei que regulamenta a demarcação entre os dois municípios. Segundo essa lei a placa deveria ser mudada para o local conhecido como córrego seco, que fica logo após a empresa ECOPLAN, indo no sentido do município de Nobres.
A reunião foi encerrada e os presentes parabenizaram o Prefeito e o Vice pela atitude de estarem presentes nas reuniões da câmara. Segundo relatos que ouvimos no local, isso não acontecia em governos anteriores.
Fonte: Assessoria da Prefeitura