Header Ads

Caravana da Saúde chega a Rosário Oeste dia 29

1A equipe médica do TJMT visitará o município na manhã da próxima terça-feira (29 de janeiro).

A Comarca de Rosário Oeste (128km a norte de Cuiabá) será a primeira a ser contemplada com a Caravana da Saúde do Programa Bem Viver em 2013. A equipe médica do TJMT visitará o município na manhã da próxima terça-feira (29 de janeiro). Esta será a 18ª visita a ser feita ao interior do estado.

A partir das 8h, os 21 servidores da unidade judiciária vão poder acompanhar uma rápida exposição sobre como funciona o programa. Logo depois eles vão assistir a uma palestra de 30 minutos ministrada pelo médico Homero Florisbelo sobre os riscos da obesidade e do sedentarismo e sobre quais hábitos de vida aumentam os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Após a fase expositiva, os funcionários serão examinados pelos profissionais e será feita coleta de sangue para a realização de exames laboratoriais. O clínico-geral e os outros integrantes da equipe, como a enfermeira Alessandra Medina, a nutricionista Anna Christina Preuss e a psicóloga Giselle Teixeira, também vão passar orientações individuais de cuidados com a saúde, dicas de alimentação e exercícios adequados a cada um, aos diabéticos, aos obesos e aos que têm pressão alta.

Dias depois do evento, os servidores receberão uma carta dos profissionais com o diagnóstico dos exames e sugestões de tratamento e encaminhamentos. De posse do resultado dos exames, a equipe médica poderá elaborar o perfil de saúde dos servidores, o que vai subsidiar a alta diretoria do Poder Judiciário a programar ações e atividades que proporcionem mais qualidade de vida aos colaboradores.

Em Cuiabá, por exemplo, já funciona em fase experimental um projeto complementar à Caravana da Saúde, chamado Hiperdia. Ele funciona na Vara Especializada da Infância e Juventude, em Cuiabá. Os servidores atendidos passam por acompanhamento semanal durante meses até conseguir melhora no resultado de seus exames médicos. O local foi escolhido em virtude do elevado índice de pessoas com exames alterados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Tecnologia do Blogger.