1ª Reunião Itinerante do Conselho Municipal de Saúde escolhe novo vice-presidente para a Instituição
A pauta da reunião foi a Votação para escolha do novo Vice-Presidente do Conselho e a votação sobre a centralização da Farmácia Básica.
A reunião itinerante aconteceu no salão de eventos da Igreja Nossa Senhora do Rosário neste dia 16/01.
Na reunião estiveram presentes os Conselheiros, os Vereadores Gigante, Chiquinho e Gilmara, o Prefeito Municipal João Balbino, a Secretária Municipal de Saúde Adriana Patrícia, a Enfermeira Talita de demais participantes.
Primeiramente foi lida a Ata da reunião anterior, a qual foi questionada por não conter alguns assuntos ou citações da última reunião. Todos concordaram que a Ata deveria ser refeita constando exatamente o que fora tratado naquela reunião para depois ser posta novamente em votação.
Posteriormente foi votado o nome do novo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, pois o antigo vice pediu afastamento do grupo. O nome escolhido foi do ACS adão, que após ser eleito com unanimidade disse que estaria trabalhando para ajudar o grupo no que lhe fosse possível.
Outro tema polêmico abordado nessa reunião itinerante foi questão da centralização da Farmácia Básica, o que deveria geram uma boa economia para a Prefeitura, além da possibilidade de estar possibilitando um melhor controle na distribuição de medicamentos.
A enfermeira Adriana expos os pontos positivos da centralização, pois da foram com estava sendo feito a Prefeitura, além de ter muitos gastos com os medicamentos, ainda não conseguia fazer um controle rígido da distribuição de remédios.
A nova proposta de Centralização da Farmácia Básica da Secretária Adriana prevê o armazenamento adequado dos remédios, a Legalidade junto aos órgãos reguladores, a manutenção de pessoal capacitado para trabalhar com os remédios, a organização do fluxo de entrega de medicamentos, a otimização de recursos como energia, computador, prateleiras, etc, evita o erro na estocagem e na distribuição, evita a automedicação, amplia o horário de atendimento da farmácia básica, entre outros.
O Prefeito João Balbino esteve no local e reforçou a ideia de que a centralização vai gerar uma significável economia para os cofres públicos, uma vez que o controle será mais rígido e o desperdício será bem menor.
Com as melhorias aprovadas por todos os presentes, a centralização também foi aprovada com unanimidade pelos conselheiros e deve ser posto em prática em breve.
A composição do Conselho Municipal de Saúde para 2013 ficou assim estabelecida:
Redação de Manoel Netto