Header Ads

Caramujos africanos assustam Rosarienses que moram no centro da cidade

capa_2Uma infestação de Caramujo africano na manhã do deste sábado (11) na região central de rosário oeste nas ruas Pedro Ponce e Dr. Murtinho chamou a atenção de muitos que passavam por ali, pois eles estavam atravessando a rua e deslocando-se para o outro lado da via.

O caramujo africano é hermafrodita e cada indivíduo pode produzir até 1500 ovos por ano e a proliferação dar-se com mais frequência no período chuvoso.

"Nas ruas Pedro Ponce e Dr. Murtinho tem casarões históricos abandonados, e pelo jeito o quintal se encontra com uma grande quantidade de entulhos que podem causar a proliferação desses caramujos", disse Antônio Siqueira para o MTdestaque.
O caramujo vive em locais úmidos, matas, entulhos, terrenos baldios, plantações e quintais com mato alto, podendo também ser encontrado em árvores e muros.

É resistente ao frio, à seca e ao calor intenso. Além de causar prejuízo econômico nas lavouras o caramujo é hospedeiro intermediário de parasitas nematoides causador da meningite e outras doenças ao homem. O caramujo adulto chega a medir 15 a 20 centímetros e a pesar 200 a 500 gramas.

Quanto ao controle desse molusco, indica-se a catação manual dos indivíduos e de seus ovos, colocando-os em dois sacos plásticos, com a posterior quebra de suas conchas antes de eliminá-los. Isso porque tais estruturas podem acumular água, sendo um criadouro em potencial para os ovos do Aedes aegypti. Depois, recomenda-se a aplicação de cal virgem sobre os caramujos quebrados, e o posterior enterramento, em local longe de lençóis freáticos, cisternas ou poços artesianos.

1   23   45   6

Tecnologia do Blogger.