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Estado cobra dívida de R$ 1,3 mi e "tira do ar" site da prefeitura de Cuiabá

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Folhamax

Uma dívida de R$ 1,3 milhão da prefeitura de Cuiabá com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) levou à suspensão dos serviços prestados em Datacenter ao município. Os serviços oferecidos incluem o armazenamento de informações, backup de dados, solução de colaboração, solução de segurança de computadores e servidor virtual.

Segundo a MTI, o valor da dívida incluiu a importância de R$ 746 mil referente ao período de maio de 2017 a abril de 2018 e mais R$ 557 mil relativos ao Termo de Cessão de dois empregados públicos do quadro efetivo da empresa de tecnologia para atender ás demandas da prefeitura entre agosto de 2017 e fevereiro de 2019.

A empresa informou que vem tentando nos últimos tempos negociar a dívida, mas as tentativas têm se mostrado infrutíferas. No dia 26 de dezembro passado, foi feita a última cobrança e, na ocasião, a MTI avisou que se não ocorresse o acerto os serviços seriam suspensos. Mesmo assim, não houve nenhuma manifestação da prefeitura.

Embora lamente o ocorrido, a MTI informou que foi obrigada a tomar a medida, até que a situação seja resolvida, porque os custos dos serviços estão recaindo sobre a empresa e os cofres públicos. 

A prefeitura de Cuiabá ficou de se manifestar ainda hoje sobre o assunto. A assessoria explicou, também, que o site oficial está fora ar por problemas técnicos e que isso não tem nenhuma relação com a suspensão dos serviços.

Veja na íntegra a nota da MTI

Nota de esclarecimento

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) informa que interrompeu desde o dia 2 de janeiro de 2020 a prestação de serviço de infraestrutura de tecnologia de informação em Datacenter para a Prefeitura de Cuiabá, em razão do não pagamento de uma dívida no valor R$ 1,3 milhão. 

O serviço compreende o armazenamento de informações, backup de dados, solução de colaboração, solução de segurança de computadores e servidor virtual e soma o valor de R$ 746 mil, referente ao período de maio de 2017 a abril de 2018.

Além disso, o Município também está em atraso com o pagamento de R$ 557 mil relativos ao Termo de Cessão de dois empregados públicos do quadro efetivo da MTI para atender as demandas da Prefeitura de Cuiabá, no período de agosto de 2017 a fevereiro de 2019. 

A MTI esclarece que foram promovidas diversas tentativas de negociação nos últimos anos, para que os débitos fossem quitados. A última cobrança ocorreu no dia 26 de dezembro de 2019, já com o comunicado de que o serviço seria suspenso. Porém, não houve qualquer manifestação da Prefeitura de Cuiabá em relação ao pagamento.

Uma vez que os custos desses serviços estão recaindo sobre a MTI e sobre os cofres públicos estaduais, fez-se necessária a adoção de medida extrema de interrupção - até que a situação seja resolvida. 

A MTI lamenta o ocorrido, mas informa ainda que a mesma postura está sendo adotada com todos os clientes em inadimplência com esta empresa.

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