Equipe treinada do Sesc conseguiu impedir tragédia em cabeça d'água na Cachoeira Serra Azul
Olhar Direto
Seguindo protocolos de segurança estabelecidos para possibilidade de uma cabeça d’água, a equipe do Sesc Serra Azul conseguiu impedir um acidente quando o fenômeno aconteceu, na quarta-feira (8), em Rosário Oeste (a 104 quilômetros de Cuiabá). Alguns banhistas se assustaram, mas saíram ilesos. Segundo um empresário da região, a cachoeira é a única atração da localidade em que pode acontecer o aumento rápido de água.
"O único atrativo que muitas vezes é cancelada a atividade é a cachoeira Serra Azul. Chovendo na cabeceira, muda rapidinho a queda. Mas tem os monitores do Sesc e tudo mais, os guias, que estão sempre em alerta para isso, monitoram para não ter qualquer problema. Todas as outras atividades, não temos nenhum problema", assegurou.
Conforme o Sesc Pantanal, a segurança dos visitantes é primordial. As pessoas devem seguir sempre as orientações dos guias e monitores e sair da água ao ouvir os avisos sonoros.
O cuiabano Lucas Orione registrou o fenômeno e compartilhou em sua rede social. Conforme ele, o responsável pela segurança da cachoeira teria ficado atento para evitar acidentes. "[Ele] combinou um código conosco, caso isso viesse a acontecer. Conseguiu antever a situação e nos ajudou a sair da água", comentou em uma publicação do Instagram do Destinos Turísticos MT.
O parque é uma unidade do Sesc Pantanal, onde estão localizadas 13 nascentes dos rios que deságuam no Cuiabazinho, depois no Cuiabá, e vão formar a bacia pantaneira, em que acontece a cheia e a vazante.
A cachoeira Serra Azul tem 46 metros de altura, 30 metros de diâmetro e 6 metros de profundidade. Para visitar o local, é necessário comprar o Voucher Único em uma agência de Nobres ou Rosário Oeste, e fazer a visita com um guia de turismo cadastrado.
Atualmente, o Parque Sesc Serra Azul oferece alguns atrativos como flutuação na cachoeira de mesmo nome, tirolesa, arvorismo, cicloturismo (de bicicleta) e almoço no Restaurante Buritizal.
Para chegar à cachoeira é necessário subir 470 degraus. Para descer, há uma tirolesa de 700 metros, e 50 metros de altura. As atividades de arvorismo e cicloturismo são feitas na parte de baixo do sítio.
Veja vídeos da cabeça d’água: