Alunos da Escola Cel. Artur Borges recebem palestra sobre Saúde Bucal
A palestra aconteceu neste dia 06/09 (quinta-feira), nos períodos matutino e vespertino e foi ministrada pela Odontóloga Dra. Deisellú Torquato da Equipe de Saúde do PSF I.
Em sua palestra a Dentista explicou os benefícios do flúor e da escovação na saúde bucal.
Veja abaixo o texto divulgado pela Odontóloga:
O que é o flúor?
O flúor faz bem mesmo antes de os dentes começarem a aparecer. Ele fortalece o esmalte dos dentes enquanto estes estão se formando.
Diariamente, o esmalte dos dentes é atacado por ácidos produzidos pela placa bacteriana. Estes ácidos podem enfraquecer os dentes, e isso pode resultar em cáries.
E é aqui que o flúor entra. Ao alcançar os dentes o flúor é absorvido pelo esmalte. Ele ajuda a restaurar o esmalte e prevenir as cáries. Pode, inclusive, ajudar a deter o processo de formação da cárie.
Por isso a aplicação tópica de flúor nas escolas pode ajudar na prevenção e promoção da saúde bucal como já foi feito na escola Marechal Rondon e na escola Cel Artur Borges pela Odontóloga Dra. Deisellú Torquato da Equipe de Saúde do PSF I. Além da aplicação de flúor é realizado uma escovação supervisionada pela dentista, sendo esta uma estratégia do Programa de Saúde da Família para estimular ao hábito de escovação em crianças de 05 a 12 anos.
A próxima atividade será na escola Profª. Elizabet Evangelista Pereira, mas lembre-se que o hábito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isto é, com uma higiene bucal adequada como:
- Escovar os dentes no mínio três vezes ao dia e usar fio dental diariamente;
- Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições
- Usar creme dental que contenham flúor
- Usar enxaguatório bucal com flúor, se seu dentista recomendar
- Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
Assim seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares, a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental e o mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Redação: Manoel Netto