Prefeitura interna morador de rua com problemas mentais no Hospital Adalto Botelho
Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar conseguiu a internação no morador de rua Onogilson Lodo no Hospital Psiquiátrico Adalto Botelho em Cuiabá.
O morador de rua que ficava sempre na avenida central da cidade já passou por várias tentativas de internação, no entanto o Hospital Psiquiátrico exigia exames que mostrassem a condição psicológica do paciente.
Nessa ação o grupo conseguiu que o paciente fosse submetido aos exames de hemograma, raio X, Eletrocadiograma, exame psiquiátrico e também foi avaliado pela enfermeira e pela médica psiquiatra da instituição. De posse os exames a instituição decidiu por internar Onogilson Lodo até que ele mostre lucidez e possa voltar novamente para o convívio social.
O nome Onogilson Lodo foi conseguido através de uma audiência que o Morador de rua teve com a Psicóloga da prefeitura do Município de Comodoro-MT no ano de 2000. Nessa época o morador de rua esteve nesse município.
A atual Psicóloga da Secretaria de Assistência Social pediu que se alguém conhecer a família de Onogilson, que entre em contato com o CRAS de Rosário Oeste para definir as políticas de reintegração do paciente no seio familiar quando receber alta.
Redação de Manoel Netto