Prefeitura, Vereadores e Polícia Militar buscam soluções para o problema das carretas no centro da cidade.
O Prefeito de Rosário Oeste Dr. João Balbino esteve reunido com o Vereador Acácio Roberto, o Sub Comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar Capitão Rodes, o Secretário de Infraestrutura Humberto de Oliveira, a Secretária Municipal de Administração Maria Nildecy e o Diretor do Departamento Municipal de Tributos Eloy Schulz para tratar da regulamentação da Lei que trata da passagem e permanência de carretas nas ruas da cidade.
Presente na reunião o Vereador Acácio Roberto, autor da Lei que proíbe a permanência das carretas no centro da cidade, disse que a Lei foi aprovada pela casa de Leis no ano de 2009 e até hoje está aguardando regulamentação.
Na reunião ficou decidido que a prefeitura vai providenciar as placas de sinalização vertical para avisar aos motoristas da proibição do tráfego dos veículos dentro da cidade. O Prefeito João Balbino vai buscar também as formas legais de fazer o convênio com Detran-MT para que a Polícia Militar possa estar realizando legalmente as multas de quem descumprir a legislação.
Outro ponto positivo desse convênio é que depois de firmado, 50% do valor das multas são convertidos em recursos para nosso município.
O fluxo de carretas dentro do município de Rosário Oeste é problema de longas datas. Tanto que incentivou a criação da Lei pelo Vereador Acácio Roberto. Além de destruir bueiros e pavimentos os enormes veículos ainda atrapalham o fluxo de veículos menores e pessoas que transitam pela cidade. O Vereador que também é autor de outras Leis como a “Lei do Som”, “Lei dos Hidrômetros” e “Lei das faixas”, está ajudando a prefeitura com a sua experiência de vários mandatos como vereador na Câmara Municipal.
Atualmente existem mais de 50 carretas que transitam pela cidade e após a regulamentação da Lei e a assinatura do convênio com o Detran, estarão passível de multa ao serem encontrados de forma irregular no perímetro urbano do município.
Por Manoel Netto