Vacina contra Covid deveria priorizar jovens e crianças, diz estudo
Nos Estados Unidos, pesquisadores estão propondo um possível calendário para a distribuição de vacinas contra a Covid-19, quando estiverem disponíveis. A pedido dos centros de controle e prevenção de doenças e dos institutos nacionais de saúde, profissionais de academias nacionais de ciências, engenharia e medicina, elaboraram um estudo no qual defendem que jovens e crianças também devem ser priorizados para receber as primeiras doses.
De acordo com o documento, a aplicação da vacina deve priorizar profissionais do setor de saúde, idosos quem morem com outras pessoas mais novas (situação de convivência), e jovens e crianças. O último grupo a ser priorizado pode ser uma surpresa, visto que muito se fala em primeiro proteger os mais vulneráveis à doença, que neste caso seriam os idosos.
O estudo mostra, entretanto, o quão importante é imunizar primeiramente aqueles com maior potencial para a transmissão da doença, nesta caso, jovens e crianças, que apresentam maiores chances de retornarem à vida ativa e social. Desta forma, esse grupo tem mais probabilidade de transmitir a Covid-19 em relação aos idosos, por exemplo.
Fonte: olhardigital